Já é perceptível o aumento no número de romeiros que se dirigem a pé até o Santuário Nacional, dada a proximidade do dia 12 de outubro, dia em que se comemora a festa da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
A história da peregrinação a pé é antiga, já que, a partir do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba, em 1717, muitos foram os devotos que passaram a visitar ao Santuário.
Ocorre que este tipo de ato de fé pode e deve ser encarado com muita seriedade, tanto do ponto de vista devocional quanto do ponto de vista da segurança. Por isso, o Santuário Nacional dá algumas orientações aos devotos que pretendem fazer essa caminhada, tanto pelos seus meios de comunicação, quanto no Altar Central aos finais da celebração.
É muito importante que o devoto não se esqueça das seguintes orientações:
– sempre caminhar no sentido contrário do fluxo dos veículos. Desta maneira a visibilidade do motorista é melhor;
– utilizar roupas brancas ou roupas refletivas, que também facilita a visão do motorista que trafega pela estrada;
– conservar ao máximo o canto das vias para, em caso de perda de controle do condutor do veículo, o peregrino possa rapidamente perceber e se deslocar para fora da estrada;
– evitar caminhar durante a noite, já que a visibilidade dos motoristas fica prejudicada neste período;
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒– nos períodos de descanso, o peregrino deve fazê-lo fora da rodovia. Os acostamentos não são adequados para paradas;
– em caso de chuva o peregrino deve interromper a caminhada, já que com a chuva os riscos de acidentes são maiores com a pista molhada;
– para a caminhada durante o dia é muito importante o uso de protetor solar e chapéus, tênis confortável e a ingestão de muita água e alimentos leves.
Parceria – Com foco na preocupação com a segurança dos fieis, Santuário Nacional e NovaDutra, se uniram neste ano, em uma parceria inédita, para alinhar as estratégias de comunicação com o devoto. Através de metodologias direcionadas, ambos buscam em uníssono, orientar o visitante, de forma a garantir a sua integridade e de sua família.
As ações podem ser vistas em faixas espalhadas pela rodovia e folhetos que serão distribuídos nas praças do pedágio e direcionados aos devotos dentro do Santuário Nacional. Ainda faz parte do projeto a interatividade através das emissoras de rádio CCRFM 107,5 e Rádio Aparecida, dentro do programa ‘Com a Mãe Aparecida’, que é voltado ao devoto e é retransmitido para toda a Rede Católica de Rádio para todo o Brasil, além das orientações que já são dadas pelos padres Redentoristas após as celebrações no Altar Central da Basílica, e pelas equipes do SOS Usuário da CCR NovaDutra.
O projeto busca orientar e alertar não só os romeiros que caminham a pé, cujo fluxo aumenta muito nesse período, mas também aqueles que viajam em veículos automotores.