Os projetos sociais Garoçá, Cidadão Criança e Viração, em São Sebastião, foram presenteados com uma remessa de 49 livros de leitura da Fundação Itaú Cultural.
Com a doação os projetos – desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano – terão uma biblioteca itinerante tendo em vista que os títulos ficarão três meses em cada projeto. Juntos, os três projetos tem capacidade de atender 410 crianças.
De acordo com a coordenadora geral dos projetos Adriana Teresa Romão o intuito é estimular o gosto pela leitura. “Agradecemos imensamente ao carinho e ao estímulo para que possamos cada vez mais despertar nas crianças o hábito e interesse pela leitura que é, sem dúvida, muito importante para a aquisição de novos conhecimentos”, disse.
Ainda de acordo com Adriana a falta de interesse passa por uma ideia errada de o que é ler um livro. “Preciso desconstruir a ideia de que ler é um hábito chato e monótono, ler estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. Além de melhorar o aprendizado aprimora a capacidade interpretativa já que mantém o raciocínio ativo além, é claro, de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos”, destacou.
Adriana fez questão de ressaltar que durante todo o ano os projetos sociais recebem várias doações e apoio o que contribui bastante para o desenvolvimento das atividades.