A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, está realizando a revitalização das imagens e esculturas afixadas em praças e parques da cidade. Na última semana, os artistas plásticos Felipe Callipo e Sérgio Callipo finalizaram o trabalho nos quatro primeiros locais da cidade, como parte do projeto “Cuidando do que é Nosso”.
Nessa primeira fase do projeto, foram restauradas a imagem de São Francisco de Assis, no Bosque da Princesa; de Nossa Senhora de Fátima, na praça do Crispim;
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade; e o busto do Dr. Francisco Romeiro, na Praça do Cruzeiro, também no centro da cidade.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura, esse projeto foi criado com o intuito de preservar o patrimônio histórico cultural da cidade, e atende diversas solicitações de munícipes. Já estão em andamento os trâmites para iniciarem uma segunda e terceira etapas.
Próximas etapas
Na segunda etapa, serão revitalizadas as imagens de Santo Afonso, na praça do Maria Áurea; Barão Homem de Mello, na praça de mesmo nome, no centro da cidade; a águia da Praça Monsenhor Marcondes, também no centro; e o busto de Tancredo Neves, na praça do Vila Rica.
A terceira etapa de restauro englobará a imagem de Santa Terezinha, na praça do Parque São Domingos; a estátua de Amácio Mazzaropi, na rotatória do Socorro; a imagem de São Francisco de Assis, na praça do Vila Rica; e o busto de Cícero Prado, na praça da Vila São Benedito.
Resgate da história
“Além de resgatar o patrimônio e preservar a história da cidade, a iniciativa é uma oportunidade para grandes artistas restauradores, de Pindamonhangaba, realizarem esse trabalho”, afirmou o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura.
Uma curiosidade possibilitada pelo projeto “Cuidando do que é Nosso” foi a descoberta, por exemplo, da cor original da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada na Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade. Há anos, a estátua vem sendo pintada de branco, mas realizando a restauração, os artistas chegaram à camada original de tinta da estátua, comprovando que ela, na verdade, foi concebida colorida. Por isso, ela recebeu, agora, nova pintura seguindo suas cores originais.
A Prefeitura conta com a colaboração da população para conservar as estátuas e imagens revitalizadas.