A Fibria, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional das comunidades onde atua, fomenta a capacitação de mão de obra local para o mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senai Taubaté.
Com duração de dois anos, o curso de Mecânico de Máquinas Florestais capacita os alunos em elétrica e hidráulica nas áreas de Colheita e manutenção em motores a diesel. As aulas práticas são acompanhadas por técnicos da Fibria e permitem aos participantes vivenciarem as atividades cotidianas da profissão.
Os alunos participam de aulas teóricas e práticas nas instalações do Senai e também no Centro de Formação da Fibria, em Caçapava Velha , onde a empresa possui uma sede administrativa.
Em dezembro de 2015, o programa formou 22 alunos em sua segunda turma. Ao todo, são 42 jovens capacitados como Mecânicos de Máquinas Florestais desde 2012.
“O programa Jovem Aprendiz é de extrema importância, pois garante a formação de futuros profissionais qualificados. A mão de obra para colheita e manutenção na Fibria é bastante diferenciada e exige capacitação especializada para mecânicos de máquinas florestais.
Além disso, este curso auxilia a entrada destes jovens no mercado de trabalho”, afirma Henrique Weeck, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Fibria.
Para o coordenador de Atividades Pedagógicas do Senai Taubaté, Flávio Máximo, o programa tem um olhar especial na formação e desenvolvimento de pessoas, preparando os aprendizes para o mundo profissional. “Nós oferecemos todo o suporte pedagógico necessário para o desenvolvimento pleno do curso, onde eles aprendem as técnicas necessárias para o diagnóstico de problemas automotivos dessas máquinas”, ressalta.
O jovem Lucas Massagrande, de 19 anos, iniciou na Fibria por meio do programa e foi contratado pela empresa logo após a conclusão. “O curso abriu muitas portas na minha vida profissional. Adquiri conhecimento e experiência, o que me permitiu ser efetivado no início deste ano. Sempre foi um sonho trabalhar na Fibria e hoje sou Mecânico I”, comemora Lucas.