Nesta quarta-feira, dia 9, começam as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, que seguem até sexta para realização do primeiro turno.
A gestão do atual presidente Renato Mamão é a primeira no formato de CSE – Comitê Sindical por Empresa. Pelo avanço que tem proporcionado, ele será ampliado para mais duas empresas – a nova siderúrgica GV do Brasil e a Elfer, do ramo do alumínio. Ao total, serão 16 comitês.
“O processo eleitoral está sendo conduzido com transparência. Foi por essa democracia que tanto lutamos naquela difícil eleição em 2009 e dela não abrimos mão”, disse.
Mamão também faz um chamado aos trabalhadores para que exerçam seu direito de votar, mesmo nas fábricas onde não haverá disputa. “Isso fortalece a representatividade do Sindicato, fortalece a entidade”, disse o presidente.
Os prazos e condições do pleito foram definidos junto com a categoria, na Assembleia Geral Eleitoral. O segundo turno, que define a composição da direção e dos conselhos, será nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2016.