Neste ano, entraram em vigor as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que dizem respeito à punição para aqueles que estacionam indevidamente em vagas destinadas a idosos (com mais de 60 anos) e pessoas com deficiência (que possuem comprometimento de mobilidade).
Agora, a infração é considerada grave, reflete em cinco pontos na carteira de motorista, custa uma multa no valor de R$ 127,69 e ainda pode resultar no guinchamento do veículo.
Outra diferença é que as punições passam a valer também dentro de estacionamentos particulares, como os de shoppings e supermercados.
Taubaté possui hoje mais de 70 mil idosos e pessoas portadoras de alguma deficiência, por isso, para alertar seus frequentadores sobre a importância de se respeitar os espaços reservados para essas pessoas, o Taubaté Shopping organizou uma ação de conscientização que teve início no dia 22 de março.
Durante 15 dias, os carros sem a devida identificação que estacionarem em vagas preferenciais receberão uma “multa moral” – folheto sem valor oficial que dará apenas um “puxão de orelha” nos infratores e trará ainda as orientações para a aquisição da credencial para quem tiver direito a estacionar nas vagas especais.
A partir de 6 de abril, as multas reais já poderão ser aplicadas pelos agentes do Departamento de Trânsito de Taubaté. Somente no primeiro dia de ação, cerca de 130 veículos foram notificados.
“A campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância dessas vagas, que são adaptadas às necessidades daqueles que realmente precisam e que devem ter o seu direito assegurado”, afirma o Gerente de Marketing do Taubaté Shopping, Mauro Fontes.
Outras iniciativas
No primeiro dia da ação, as equipes do COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram presentes no shopping para dar orientações sobre o tema e abordar os motoristas flagrados cometendo irregularidades. Das 1.001 vagas que o Taubaté Shopping possui atualmente, 78 são preferenciais.
O reforço da sinalização desses espaços também foi uma das medidas adotadas. Durante o período da campanha, outras iniciativas como faixas espalhadas pelo entorno, distribuição de flyers e peças divulgadas no site, nas redes sociais e dentro do mall contribuirão para o processo de conscientização da população.