Na noite desta quarta-feira (23), o São José Basketball recebeu o Flamengo, no ginásio Lineu de Moura, para disputar a 28ª rodada do NBB e acabou perdendo a partida para o time carioca, que ocupa 1º lugar na tabela de classificação.
O placar terminou em 80 a 88, em parciais de 22×20, 21×23, 15×29 e 22×16, após um jogo acirrado, em que o São José fez um jogo muito equilibrado e conquistou superioridade no 1º tempo, mas, no decorrer da partida, não conseguiu manter a vantagem no 3º quarto e deu a oportunidade para o Flamengo abrir diferença e ir para casa com a vitória.
O cestinha da noite foi o ala Pedro, que anotou 25 pontos, seguido de Scott, com a marca de 15 pontos e sete assistências. Já Renato, foi responsável por 12 pontos e oito rebotes.
Para o técnico Cristiano Ahmed, a equipe deve seguir neste caminho para enfrentar os próximos adversários. “Nós conseguimos fazer um bom primeiro tempo, bem equilibrado, segurando bastante as ações ofensivas deles e depois fizemos um 3º quarto muito ruim, o que foi determinante na partida. Foi um quarto em que jogamos um pouco desatentos e a defesa não funcionou, com isso demos a oportunidade para o Flamengo abrir o placar”.
“Mesmo assim, não desanimamos e corremos atrás no último quarto, mas ainda faltou um pouco de perna e tempo. Eu fiquei feliz com esse jogo e acho que fizemos uma excelente partida contra o líder do campeonato. Também tivemos o detalhe de que não jogamos completos, com o desfalque do Arthur. Agora, o importante é levantar a cabeça para o próximo duelo contra Macaé e Mogi, que são jogos que nós precisamos vencer”.
O jogo
O jogo começou pegado e o São José marcava forte e fez um começo de 1º quarto de igual para igual com a equipe carioca. Já aos 6min, o placar marcava 5 a 5. Mais adiante, aos 4min10, Matheus Dalla marcou de três e o placar ficou em (13×10). Já próximo ao final do quarto, o São José conseguiu manter a superioridade no marcador e encerrou o placar com (22×20).
No início do 2º segundo quarto, o São José voltou para a quadra com o mesmo pique e conseguiu administrar a pequena vantagem. Aos 8min30, o placar marcava 27 a 26. Em seguida, o Flamengo conseguiu abrir diferença mínima, mas os donos da casa mandaram ver e recuperaram a vantagem no placar 34×32, aos 5 min. O primeiro tempo foi chegando ao fim e os donos da casa mantiveram a pegada ofensiva e defensiva. Faltando cinco segundos para o final do quarto, o placar estava empatado 43×43 e o 1º tempo terminou assim.
No 3º quarto, o Flamengo mostrou reação nos primeiros minutos e abriu quatro pontos (43×48). Já aos 6min21, o São José encostou no marcador depois de dois pontos marcados pelo Pedro (47×49). Em seguida, a equipe carioca conseguiu abrir boa vantagem e o placar já marcava 52 a 63. O São José seguiu um pouco apático e o Flamengo foi crescendo no jogo, até que o técnico Cristiano pediu tempo faltando pouco mais de 1min para o final do quarto. O São José voltou mais ativo para o jogo, mas o tempo não foi suficiente para diminuir a diferença de maneira significativa: 58×72.
No último e decisivo quarto, o Flamengo continuou à frente e aos 6min50, o placar marcava (64×77). Apesar da desvantagem, o São José seguiu na briga e não facilitou para os adversários. Aos 2min40, a equipe da casa conseguiu diminuir a diferença para 10 pontos (69×79).
A partida foi chegando perto do fim e a equipe joseense tratou de se recuperar e chegou a apenas cinco pontos de desvantagem (76×81). Em seguida, o técnico Cristiano pediu tempo. O São José voltou para o jogo, mas já faltando poucos segundos para encerrar a partida, não conseguiu executar as jogadas para pontuar e o Flamengo levou a vitória, por 80 a 88.
Próximo jogo
O próximo desafio da equipe joseense será contra o time de Macaé, na sexta-feira (25), a partir das 18h, no ginásio Lineu de Moura.