publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Circuito Sesc de artes percorrerá seis cidades da região do Vale

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016. (Foto: Divulgação/Sesc)
Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016. (Foto: Divulgação/Sesc)

Neste primeiro final de semana 1, 2 e 3 de abril, as cidades de Lorena, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, serão palco de espetáculos e intervenções artísticas do Circuito Sesc de Artes. No final de semana, dias 8, 9 e 10, as cidades de Cruzeiro, Cunha e Guaratinguetá.

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Este ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo. Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, este ano serão seis cidades a mais que em 2015.

A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades, exceto as programações de números 11 e 12 que irão circular por 12 municípios, com um fim de semana a mais de programação. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Destaques da programação – Entre os dias 1º e 3 de abril, o cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado), se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para apresentar espetáculo de música e poesia em Lorena, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba. Essas três cidades também recebem a Cia. Circo Amarillo com números cômicos e excêntricos, e o grupo teatral Buraco d’Oráculo, que apresenta o espetáculo bem humorado O Cuscuz Fedegoso. No fim de semana de 8 a 10, Cruzeiro, Cunha e Guaratinguetá recebem a banda Dona Zaíra com seu trabalho mais recente, Antenas e Raízes, que tem como base o forró, mas que também flerta com outros ritmos, e o ícone da cultura black brasileira Nelson Triunfo (SP) para comandar um baile das antigas ao som de muito hip hop, soul e funk (confira abaixo a programação completa nessas cidades).

Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Este ano, a programação de cinema, artes visuais e literatura, chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.

Circuito Sesc de Artes na Internet – Diariamente, o site do Circuito Sesc de Artes será atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

Confira a programação:

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lorena | 1º de abril, sexta, das 16h às 21h30

Praça Arnolfo de Azevedo – Centro

São Luiz do Paraitinga | 2 de abril, sábado, das 16h às 21h30

Praça Dr. Oswaldo Cruz – Centro

Pindamonhangaba | 3 de abril, domingo, das 16h às 21h

Praça Padre João Faria Fialho. Rua Doutor Matheus Romeiro – Centro

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

ARTES VISUAIS

Zootrópio – Brinquedo Ótico

Núcleo de Animação de Campinas (SP)

A oficina explora os princípios básicos da animação cinematográfica, a partir da gravação de imagens quadro a quadro e da construção de brinquedos de ilusão de ótica. Os participantes vão conhecer a técnica de stop motion e o zootrópio (brinquedo arcaico no qual figuras no lado interior de um cilindro girante, vistas através de fendas na sua circunferência, aparecem como uma única forma animada).

Com Mauricio Roque, Elisabeth Russo, Eliana Ribeiro, Filipe Miranda e Roberta Santana.

CINEMA

Cine Magia

Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

LITERATURA

Palavra + Imagem

GRUPO êBA! (SP)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Brunna Talita e Renato Zarauskas.

CIRCO

Risos!

Cia. Circo Amarillo (SP)

Números cômicos e excêntricos fazem parte deste show que, segundo o grupo, é um verdadeiro tratado sobre o riso. Os artistas exibem uma série de performances com claves, diabolô e bambolê, além de demonstrarem equilíbrio sobre arame e com parada de mão. Algumas reflexões sobre o riso, como sua origem, o motivo e a maneira como rimos, são propostas pelos artistas em meio ao espetáculo, cuja trilha sonora é produzida ao vivo. Duração: 60 min.

Direção: Marcelo Lujan. Elenco: Daniela Rocha, Luciana Menin, Marcelo Lujan, Pablo Nordio.

DANÇA

Raízes em Ruínas (SP)

Os performers e uma fotógrafa vão explorar e se relacionar com os obstáculos ali presentes, propondo uma reflexão sobre essa nova paisagem construída pela presença dos artistas e do público. No trajeto, serão utilizados movimentos da capoeira angola e do parkour para ressignificar o cenário composto essencialmente por raízes e ruínas. Direção: Caio Zanuto. Performers: Fernanda Toscano e Caio Zanuto.

TEATRO

O Cuscuz Fedegoso

Buraco d’Oráculo (SP)

Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar, finge passar mal. Então, Maria pede ajuda, à Mãezinha do Quixadá, raizeira que vende ervas medicinais. Mas ela vai se aproveitar da confusão para arrebanhar mais clientes. O elenco se utiliza do realismo grotesco e de referências encontradas em manifestações populares para oferecer ao público um espetáculo cheio de humor. Duração: 50 min.

Direção: Elizete Gomes. Elenco Edson Paulo, Nataly de Oliveira, Lu Coelho e Mizael Alves.

MÚSICA

Lira Raízes de Arcoverde (PE)

O cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado), se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para apresentar este espetáculo de música e poesia, que nasceu na cidade homônima no sertão de Pernambuco. O recital de poesia criado por Lira dialoga com as vozes, a percussão e o sapateado de dançarinos de coco de diferentes gerações, tanto de homens, quanto de mulheres. As batidas são marcadas pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá. Duração: 90 min.

Com Lira (voz), Maria Montenegro (voz), Ilma Montenegro (voz), Damares Montenegro (voz e ganzá), Francisco Montenegro (voz e triângulo), Damião Calixto Montenegro (voz e pandeiro), Damião Danilo Montenegro (pandeiro), Francois Silva (surdo), Maria Montenegro (tamanco trupe) e José Montenegro (tamanco trupe).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo