publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Circuito Sesc de artes com diversas atrações em cidades do Vale do Paraíba

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias, chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Este ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo. Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, este ano serão seis cidades a mais que em 2015.

A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades, exceto as programações de números 11 e 12 que irão circular por 12 municípios, com um fim de semana a mais de programação. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Destaques da programação deste final de semana de 8 a 10, acontece nas cidades de Cruzeiro, Cunha e Guaratinguetá com a presença da banda Dona Zaíra com seu trabalho mais recente, Antenas e Raízes, que tem como base o forró, mas que também flerta com outros ritmos, e o ícone da cultura black brasileira Nelson Triunfo (SP) para comandar um baile das antigas ao som de muito hip hop, soul e funk (confira abaixo a programação completa nessas cidades).

Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Este ano, a programação de cinema, artes visuais e literatura, chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.

Circuito Sesc de Artes na Internet – Diariamente, o site do Circuito Sesc de Artes será atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

PROGRAMAÇÃO NA REGIÃO:
Cruzeiro | 8 de abril, sexta, das 16h às 21h30
Praça 9 de Julho – Centro
Cunha | 9 de abril, sábado, das 16h às 21h30
Praça do Rosário – Rua Dr. Casemiro da Rocha – Centro
Guaratinguetá | 10 de abril, domingo, das 16h às 21h
Praça Parque do Sol – Bairro Parque do Sol

ATRAÇÕES
Gabinete de Curiosidades e Habilidades

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ARTES VISUAIS
Postal Tipográfico
ONG Oficina Tipográfica (SP)

A ideia é produzir um pequeno postal tipográfico e aprender conceitos como tipos, formas, composição, leitura, grid e uso da cor, princípios básicos da tipografia clássica.

Com Patrícia Passos, Fernanda Sayuri, Gabriel Miranda e Alexandre Lopes.

CINEMA
Cine Magia
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

LITERATURA
Palavra + Imagem

gRUPO êBA! (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Amanda de Lima e Inayara Silva.

CIRCO
Em fim, à Mesa
Cia. Sôlta (FRA/BRA)

Em alguma época perdida entre os séculos XVIII e XIX, dois velhos nobres estão sentados à mesa. Mas a refeição não é mais tão farta como fora um dia. Pouco a pouco, um jantar escasso se transforma em um número de malabarismo que convida a plateia para um universo fantástico e cativante. Duração: 10 min.
Criação coletiva: Tom Prôneur e Alluana Ribeiro. Criação musical: Tom Prôneur.

DANÇA
Nelson Triunfo – As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop (SP)
Ícone da cultura black brasileira, Nelson vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia. A apresentação vai mostrar diversas variações dos estilos, como popping, locking, b.boy e waacking, com a participação de dançarinos. O DJ Cleitão é quem vai cuidar das picapes de onde vão sair clássicas como Sex Machine, de James Brown, Let’s Get It On, de Marvin Gaye, e Mandamentos Black, de Gerson King Combo. Duração: 60 min.
Direção: Nelson Triunfo. Com Nelson Triunfo, DJ Cleitão, MC Jean B, Darlita, Dani Alves, Jack, Renan Moreira, Mr Jeff, Bboy HP.

TEATRO
Vesperais nas Janelas – O Coração do Lugar
Grupo Redimunho de Investigação Teatral (SP)

As experiências vividas pelo grupo em viagens pelos sertões do Brasil, principalmente o norte e o noroeste de Minas Gerais, terras de Guimarães Rosa, serviram como ponto de partida para a criação desta intervenção. Retomando o fio da narrativa popular, os atores apresentam causos e canções originais que nasceram a partir do contato com os povos sertanejo e ribeirinho. O espetáculo acompanha a trajetória de Arauto e sua trupe mambembe, que percorrem os “Brasis” oferecendo sua arte em troca de pouso e comida. Duração: 60 min.

Direção: Rudifran Pompeu. Elenco: Edmilson Cordeiro, Giovanna Galdi, Luis Aranha, Rudifran Pompeu, Keyth Pracanico, Vitor Rodrigues, Jandilson Vieira, Paulo Henrique Santana, Rafael Ferro, Ricardo Saldanha, Ana Luisa Aun e Carlos Mendes.

MÚSICA
Dona Zaíra (SP)

A banda apresenta seu trabalho mais recente, Antenas e Raízes, que tem como base o forró, mas que também flerta com uma série de outros ritmos, como carimbó, cumbia, maracatu, catira e música eletrônica, rock’n’roll, hip hop e jazz. Com mais de dez anos de estrada, os integrantes do grupo ousam com distorções no cavaquinho e efeitos na sanfona, além de se apresentarem trajando roupas de astronauta, que sintetizam a mistura da raiz com a contemporaneidade.

Com Beibi (zabumba e vocal), André (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão e viola).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo