De olho na preparação para os Jogos Olímpicos Rio-2016, as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina de Rugby encaram potências da modalidade nas próximas duas semanas. Os Tupis disputam as duas últimas etapas do Circuito Mundial da categoria, em Paris (FRA) e Londres (ING), enquanto as meninas do time verde e amarelo encaram amistosos nos locais.
Desde a última segunda-feira (9), o técnico Andres Romagnoli tem à disposição os atletas que disputaram o Torneio Sul-Americano de Rugby XV. Felipe Sancery e Stefano Giantorno, por exemplo, anotaram tries para a equipe verde e amarela na competição. Com o time em boa condição física, o treinador inicia o período de concentração e treinamentos técnicos e táticos em alta intensidade.
Em solo francês, a equipe masculina possui bastante torcida verde e amarela. Daniel Sancery, nascido em Campinas (SP), morou no país durante alguns anos, assim como Laurent Bourda, cuja mãe é brasileira. A dupla tem experiência atuando em gramados de rugby pelo país.
Em Paris, o Brasil integra o Grupo C da competição, ao lado de África do Sul, Austrália e Inglaterra. O país da Oceania é o primeiro adversário dos Tupis, seguido pela nação africana. Já a Seleção Inglesa fecha a participação da equipe verde e amarela dentro da Chave.
O Brasil participa do Circuito Mundial de Sevens como país-convidado. A etapa de Paris será disputada de 13 a 15 de maio, enquanto a última, em Londres, acontecerá nos dias 21 e 22 do mesmo mês.
Já a equipe feminina do Brasil encara, neste final de semana, França e África do Sul como parte da preparação visando aos Jogos Rio-2016. O time está em solo francês sob o comando do técnico Chris Neill e conta com importantes atletas. As meninas do Brasil disputarão as partidas no Centro de Treinamentos da Federação Francesa de Rugby, em Marcoussis, e no Stade Jean Boin, na capital francesa.
Para mais informações, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Rugby. Confira, abaixo, a lista de atletas convocados para os desafios em solo europeu:
Brasil – Masculino: André Luiz Silva (SPAC); Daniel Sancery (São José)* (apenas Londres); Felipe Claro (SPAC); Felipe Sancery (São José); Gustavo Albuquerque (Curitiba); Juliano Fiori (em transição); Laurent Bourda Couhet (Bandeirantes Saracens); Lucas Muller (Desterro); Lucas Duque (São José); Martin Schaefer (SPAC); Moisés Duque (São José) e Stefano Giantorno (em transição)** (apenas França). Técnico: Andres Romagnoli.
Brasil – Feminino: Angélica Gevaerd (SPAC); Beatriz Futuro Muhlbauer (Niterói); Edna Santini (São José); Haline Scatrut (Curitiba); Isadora Cerullo (Niterói); Julia Sardá (Desterro); Juliana Esteves (Bandeirantes Saracens); Juliana Michelle Carneiro (Curitiba); Luiza Campos (Charrua); Maira Bravo (SPAC); Mariana Nicolau (São José); Paula Ishibashi (SPAC); Raquel Kochhann (Charrua) e Tais Balconi (Desterro). Técnico: Chris Neill.