70 anos em Pindamonhangaba. Essa marca histórica é do 2º Batalhão de Engenharia de Combate. O Batalhão, que tem com patrono Manuel Borba Gato, foi criado através do Decreto Reservado nº 21.134-A, de 15 de Maio de 1946 e em 2016 celebra sete décadas de existência.
Para comemorar essa data importante, o comando do Batalhão realizou uma grande solenidade, no domingo, dia 15 de maio. O evento foi abrilhantado com a presença do General de Divisão, Décio Luís Shons, comandante da 2ª Divisão de Exército, que foi recepcionado pelo coronel Rogério Caum, comandante da Unidade, pelo coronel Paulo Alípio Branco Valença, do Departamento de Engenharia e Construção e pelos majores Bruno Tadeu Bezerra Paiva e Francisco Hosken Da Cás, comandantes da 11ª e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, respectivamente.
Veja também
• FOTOS: solenidade de 70 anos do Batalhão Borba Gato em Pinda
• 2º Batalhão de Engenharia de Combate – 70 anos de história
• Vídeo: Batalhão Borba Gato ganha selo comemorativo de 70 anos
Também abrilhantaram o evento realizado no pátio interno do Borba Gato, convidados militares e civis, além de ex-comandantes e ex-integrantes da Unidade do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba.
A solenidade militar teve início com o subcomandante, tenente coronel José Roberto Azevedo Homem de Mello Júnior, fazendo a apresentação da tropa ao comandante da 2ª DE. Logo após, houve o canto do Hino do Batalhão. Coube ao subcomandante da Unidade fazer a leitura do texto alusivo à data. Na seqüência, as autoridades colocaram um arranjo com flores no busto do patrono Manuel Borba Gato.
Como de praxe em solenidades de aniversário, o comando da Unidade fez a entrega de diplomas de Amigos do Batalhão. Neste ano, trinta e seis pessoas receberam a homenagem. Dr. José Alberto Monteclaro César, provedor da Santa Casa e um dos ex-integrantes mais antigos presentes na cerimônia, recebeu uma homenagem especial do 2º Batalhão de Engenharia de Combate.
Após a fala do comandante do Batalhão e do comandante da 2ª Divisão de Exército, teve início o desfile militar. Antes da tropa, houve o desfile de ex-integrantes do Batalhão Borba Gato. Após o encerramento, todos foram convidados à visitar exposição com materiais de Engenharia. Um coquetel encerrou as atividades do dia.
Encerramos nossa reportagem especial sobre os 70 anos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate com a certeza de que o futuro desta unidade será tão grande ou maior ainda que seu passado.
DIPLOMAS AMIGO DO BATALHÃO
Cel Francisco Wellington Franco de Souza
Ten Cel Bernardino Sant’Ana Júnior
Ten Cel Milton Campos Ferreira Júnior
Ten Cel PM Marcos de Castro Simanovic
Maj Bruno Tadeu Bezerra Paiva
Maj Francisco Hosken Da Cás
Cap PM Francisco Ricardo Prolungati
Cap PM Rinaldo Araújo Monteiro
1º Ten PM Renato Barra Dias
1º Ten R1 Antonio Gonçalves de Paiva
1º Sgt PM Osmar Veloso
Padre Marcos Sérgio da Silva
Carlos Eduardo de Moura “Magrão”
Manoel Pereira Santos
Edargê Marcondes Filho
Roberto Soares da Cruz
José Roberto Coelho Oliveira
Claudio Berenguel
Antonio Aziz Boulos
Carlos Marcelo Cesar
Nelson Luiz Carneiro Corrêa
Hélio de Paiva Reis
João Benedito dos Santos
Renato Nogueira Guimarães
Gustavo Felipe Cotta Tótaro
Karina Lacorte César
Sônia Veloso
Alexandre Pereira Costa
HÉlio Minouro Takada
Marcelo Marcon Dias
Claudio Donizete de Lima
Francisco Piorino Filho
Thiago de Vito Cravo
Alfredo de Andrade
Leandro José Galdino
Ana Maria Zaitune Pamplim