Mais de 800 estudantes do fundamental 1 e 2 da rede municipal de São Sebastião participaram, na última sexta-feira (13), da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A Olimpíada possui uma única fase e consiste na realização de uma prova na sede da própria escola.
A OBA é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras cadastradas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Ela tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.
O aluno da EM Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte, Ary Moreira da Costa Junior, que já foi medalhista em 2015 contou que estudou bastante para participar da OBA deste ano. “A prova acabou sendo fácil para mim, pois estudei em casa, fiz consultas a materiais de ciências e geografia dos anos anteriores, debati com meus colegas aqui da escola. Quero ganhar neste ano novamente”, afirmou ele.
De acordo com o professor de história da EM Antônio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, na Costa Sul, Danilo Duval, a escola participa da OBA desde 2009 e anualmente, amplia a participação dos alunos, que é voluntária. “Temos grupos de estudo no contraturno escolar, aulas preparatórias, aulas sobre lançamentos de foguete.
Todas essas ações têm sido positivas, pois a adesão melhorou bastante. Nos anos anteriores já tivemos medalhistas de bronze, prata e ouro e queremos continuar tendo”, declarou.