Em um grande jogo na Arena Independência, em Belo Horizonte, o São Paulo foi derrotado pelo Atlético Mineiro por 2 a 1, mas garantiu a classificação para a semifinal da Copa Libertadores graças ao gol marcado por Maicon.
Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o time paulista avançou por ter marcado um gol fora de casa. Primeiro classificado para as semifinais, o São Paulo aguarda os demais confrontos para saber quem será seu adversário.
publicidade
Se houver dois argentinos classificados, o time brasileiro enfrenta o vencedor de Independiente del Valle e Pumas. Caso contrário, o adversário do São Paulo sai do embate entre Rosario Central e Atlético Nacional.
Com a torcida apoiando e gritando o tradicional ‘eu acredito’, o Atlético promoveu uma forte pressão nos minutos iniciais e logo marcou dois gols, garantindo o resultado que precisava. No primeiro, aos seis minutos, Marcos Rocha bateu forte, Denis deu rebote e Cazares completou para balançar as redes. Aos 11, Douglas Santos cruzou bem e Carlos apareceu livre nas costas de Rodrigo Caio para completar de cabeça.
O São Paulo parecia completamente dominado, mas respondeu aos 14 minutos. Em escanteio cobrado por Kelvin, o zagueiro Maicon subiu bem e ganhou do goleiro Victor no alto para cabecear para o fundo do gol e diminuir o placar.
Após a sequência de gols nos primeiros 15 minutos, o jogo seguiu agitado e com as duas equipes buscando o gol a todo momento. O Atlético passou perto de ampliar em uma cabeçada de Pratto na trave e o São Paulo respondeu em jogada de Calleri que exigiu grande defesa de Victor.
A primeira etapa seguiu em alta velocidade até o último lance, quando Ganso levantou para a área e Rodrigo Caio mergulhou para cabecear na trave.
Segurando o resultado, o São Paulo buscou esfriar a partida na segunda etapa. Apesar da tentativa atleticana de repetir a pressão inicial, o time paulista se postou melhor na defesa e teve experiência para administrar a posse de bola e diminuir o ritmo do jogo.
O Atlético ainda chegava com perigo, mas já não empurrava o adversário para o campo de defesa como nos primeiros minutos. Nos contra-ataques, os visitantes também eram perigosos, especialmente com o argentino Calleri, que levava vantagem sobre os marcadores em jogadas individuais.
A blitz atleticana só voltou a ser mais intensa nos últimos dez minutos. Com todo o time no campo de ataque buscando o gol da classificação, os mineiros ainda tentara até o fim, mas a defesa são-paulina soube se segurar e garantir a classificação.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 x 1 SÃO PAULO
Motivo: Copa Bridgestone Libertadores da América – Quartas de final – Volta
Data: 18/05/2016
Hora: 21h45
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Cazáres (6′), Carlos (6′), Maicon (14′)
Público: 21.337
Renda: R$2.016.530,00
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Auxiliares: Carlos Pastorino (URU) e Horácio Ferreiro
Cartões amarelos: Eduardo, Leonardo Silva; Michel Bastos, Maicon (São Paulo)
Cartão vermelho: Leandro Donizete (Atlético)Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Eduardo (Dátolo), Leandro Donizete, Patric (Clayton) e Cazáres; Carlos (Carlos Eduardo) e Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.São Paulo
Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes (Wesley), Hudson, Michel Bastos e Ganso; Kelvin e Calleri (Alan Kardec). Técnico: Edgardo Bauza.