publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto de ciclismo leva cidadania a alunos de São José dos Campos

Ciclismo em Foco”, um projeto inédito na Rede Municipal de Educação que vai unir temas como mobilidade urbana, meio ambiente, segurança no trânsito, convivência em grupo, entre outros. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
Ciclismo em Foco”, um projeto inédito na Rede Municipal de Educação que vai unir temas como mobilidade urbana, meio ambiente, segurança no trânsito, convivência em grupo, entre outros. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Álvaro Gonçalves, no bairro Campos dos Alemães, região sul de São José dos Campos, lançou na manhã desta terça-feira (31) o “Ciclismo em Foco”, um projeto inédito na Rede Municipal de Educação que vai unir temas como mobilidade urbana, meio ambiente, segurança no trânsito, convivência em grupo, entre outros.

publicidade


O projeto vai atender inicialmente 180 alunos da jornada ampliada (ensino integral). São 15 bicicletas e capacetes, além de uma pista com obstáculos, com o intuito de desenvolver os sentidos de percepção e equilíbrio dos alunos.

“Esse projeto está sendo muito legal, proporciona uma atividade diferente na escola, além de ser muito divertido aprender sobre outras coisas, como o funcionamento do trânsito”, disse a estudante Jessica da Silva, 12 anos, do 7º ano.

“Estamos fazendo várias experiências com o professor. Com muita prática, nós iremos aprender sobre a importância que o esporte tem”, disse Beatriz Fontes, 13 anos, também do 7º ano.

Wagner Quirino, ciclista há 20 anos, faz parte da equipe de mountain bike de São José dos Campos. Ele participará do projeto com o intuito de incentivar e estimular os alunos. “Esse projeto é muito importante, porque abre uma porta para os alunos praticarem, além de proporcionar o conhecimento de um exercício diferente. É uma honra poder repassar meus conhecimentos para os estudantes”, disse.

O projeto é coordenado pelo professor de educação física Marcos Ribeiro, que pratica ciclismo há 18 anos. Em 2015, ele conquistou o título de Bicampeão Brasileiro de Paraciclismo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ribeiro ressaltou o benefício do projeto para a comunidade escolar. “Essa iniciativa vai agregar muito para a comunidade escolar, é um projeto que vai muito além de pedalar, esse projeto vai ensinar leis de trânsito relacionadas ao ciclista, meio ambiente e promoção da cidadania.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo