Trata-se de uma ação do Programa Ópera Curta, da Secretaria de Estado da Cultura, com única apresentação, gratuita, em 12 de junho (domingo), às 20h, no Teatro Teresa D’Ávila, em Lorena.
No espetáculo, amor e preconceito, temas permanentes ainda hoje, andam juntos. Ele foi construído tendo como referência a novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.
Na ópera, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo.
O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo recém retornado a Paris. “Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta esta história, preservando as principais árias e duetos da ópera, os detalhes da novela original e um pouco da imaginação do autor”.
O diretor do espetáculo, cenógrafo e autor do texto, Cleber Papa, explica que a ideia é oferecer à plateia uma visão objetiva das relações entre os personagens.
“Buscamos provocar nos expectadores a reflexão a respeito dos seus próprios sentimentos e a maneira complexa como a prostituição é vista ainda hoje, sem perder de vista, é claro, o objetivo de contar a história da ópera”. Um quinteto de cordas executa a música ao vivo.
Ficha Técnica
Direção, Dramaturgia e cenografia – Cleber Papa
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒Direção musical e arranjos – Luís Gustavo Petri
Direção artística de produção – Rosana Caramaschi
Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Violetta Valéry –Taís Bandeira/ Manuela Freua
Alfredo Germont – Gilberto Chaves / Caio Duran
Georges Germont – Pepes do Valle
Pintor – José Maria Cardoso
Design de Luz – Joyce Drummond
Legendas – Marina Gimenez
Músicos – Ulisses Nicolai (Violino 1), Ricardo Sanzine (Violino 2),Margareth Yahagi (Viola), Rossana Nicolai (Cello), Pedro Macedo (Baixo)
Bailarino – Mário Talarico
Serviço: La Traviata – a ópera contada e cantada
Data: 12 de junho (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Teresa D´Avila, avenida Dr. Peixoto de Castro, 539 (12) 3153-1518.
Entrada Franca