Na sexta-feira, dia 17, Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo, foi agraciado com o título de Cidadão Jordanense, pela Câmara Municipal de Campos do Jordão. A homenagem foi de propositura do Vereador Salim Isaac Rachid (PSDB).
publicidade
Na sessão solene, o Diretor Regional foi representado pelo gerente geral do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac, Renato Cyrino Bianchi.
“O título de cidadão jordanense é a mais alta honraria que a Câmara Municipal concede ao cidadão de destaque que possui relevantes serviços prestados à comunidade, e o título nada mais é do que um reconhecimento ao trabalho prestado, o qual uma pessoa não nascida no município, através deste título, ganha a cidadania jordanense, ou seja, os mesmos direitos dos cidadãos naturais de Campos do Jordão. Através do Decreto Legislativo nº 03/2016, foi outorgado então ao Sr. Luiz Francisco de A. Salgado, o reconhecimento por todas as contribuições à cidade, nos setores da educação, profissionalização e capacitação para o público em geral, e também para as pessoas economicamente desfavorecidas, tornando-se então uma pessoa que possui grande valia neste município”, disse Salim Isaac Rachid.
O executivo paulistano Luiz Francisco de A. Salgado iniciou sua trajetória na instituição em 1962, assumindo, após 22 anos, o cargo de Diretor Regional. Sua gestão é marcada pela modernização implantada na estrutura organizacional do Senac, com prioridade para a expansão da rede física, a atuação no ensino superior e a divisão do trabalho com base em áreas do conhecimento em comércio, serviços e turismo.
Salgado está à frente de uma instituição com 70 anos, presente em todo o Estado de São Paulo e que emprega quase 9 mil funcionários. Uma grande equipe que se movimenta diariamente sob o lema “Somos todos educadores”, para colocar em marcha o Jeito Senac de Educar – um “jeito” que, ao longo da história da instituição, contribui para qualificar o perfil dos profissionais e das empresas que atuam nas cidades e comunidades atendidas. O Senac se destaca pelo compromisso de desenvolver pessoas e promover a inclusão por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania, seja por seu amplo portfólio, distribuído em diversas áreas de atuação e modalidades de ensino, seja pelo programa Aprendizagem, voltado a jovens aprendizes empregados pelas empresas de comércio e serviços, ou ainda pela Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo, que leva capacitação a pessoas economicamente desfavorecidas.
Em Campos do Jordão a instituição está presente há 20 anos – primeiro, em 1996, com o início das atividades de uma unidade especializada com cursos de pós-graduação em hotelaria e turismo, o que, hoje, se tornou o campus local do Centro Universitário Senac. Dois anos depois, em 1998, era aberto o Grande Hotel Campos do Jordão, Hotel-escola Senac, com instalações totalmente atualizadas de acordo com as tendências internacionais da área, em um prédio da década de 1940, contribuindo para consolidar ainda mais a vocação turística da cidade. Hoje, ambos funcionam integrados, exemplo concreto do modelo educacional do Senac São Paulo, que integra a operação comercial de empreendimentos hoteleiros de alto padrão de qualidade ao aprendizado nas áreas de hospitalidade e gastronomia. Recentemente, vários cursos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão foram avaliados com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), parecer que mais uma vez comprova a qualidade da experiência educacional que proporcionadas aos alunos e docentes.
“É uma honra receber o título de Cidadão Jordanense no ano em que celebramos duas décadas de chegada ao município. A homenagem reflete o reconhecimento de uma grande equipe, que trabalha constantemente para oferecer educação profissional de qualidade em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Salgado. “Podemos afirmar com segurança que temos hoje, em Campos do Jordão, um centro de excelência na formação de profissionais de hotelaria, gastronomia e turismo que está entre os mais completos e conceituados do mundo. Como instituição, temos muito a agradecer pela acolhida que nossos projetos e iniciativas receberam nesta cidade. Como indivíduo e, agora, cidadão jordanense, manifesto minha grande alegria por este momento, minha gratidão à comunidade e também aos amigos e companheiros de trabalho, com quem compartilho essa grande honraria que os representantes do poder público local acabam de me conceder”.