O Instituto CCR realiza, por meio da CCR NovaDutra, oficinas de Educação de Trânsito para professores de Taubaté e Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, integrantes do Programa Caminhos para a Cidadania.
O objetivo dos encontros é abordar o tema ‘Aprendizagem significativa’, para que os educadores estimulem os alunos a conectar memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.
O conteúdo das oficinas – extraído do livro didático do ano de 2016 – trabalha a Teoria das Inteligências Múltiplas, que consiste na capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização do tema “trânsito” dentro da grade curricular das escolas. “Incentivando a adoção da metodologia de ‘aprendizagem significativa’, os professores ajudam a eliminar a ‘aprendizagem mecânica’, ou seja, ‘decorativa’, que facilmente é esquecida pelos alunos.
A ideia das oficinas é auxiliá-los a relacionar as atividades de sala de aula com o dia a dia das crianças e em família, despertando o interesse dos pequenos para o conhecimento”, comenta a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.
Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra.
Por meio dos encontros temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.
Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro.
A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos. Ambos também são produzidos em Braille, visando à inclusão de professores e alunos com deficiência visual.
O principal objetivo do Caminhos para a Cidadania é que os conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º série, e Educação Ambiental para o 5º ano.
Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) – a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.
Serviço
Taubaté (SP)
22/6 (quarta-feira): Encontro Temático sobre Trânsito
Horário: 8h30
Local: Escola Simone dos Santos (Av. Bandeirantes, 1053 – Centro)
Cachoeira Paulista (SP)
22/6 (quarta-feira): Encontro Temático sobre Trânsito
Horário: 18h
Local: Sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Bernardino de Campos, 103 – Centro)