As obras de revitalização do marco zero, na Praça Monsenhor Marcondes, tiveram início mês de janeiro e foram concluídas no final de junho.
O marco zero de uma cidade representa o seu centro geográfico, a partir do qual todas as medições de distância relativas a ela são estabelecidas. Em Pinda, fica à direita do obelisco em homenagem à Guarda de Honra de Dom Pedro, simbolizado por uma águia, na Praça Monsenhor Marcondes.
A obra é um convênio com o Ministério do Turismo, via Caixa Econômica Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado Arnaldo Faria de Sá, especificamente para este fim. A verba total é de R$ 268.151,37, incluindo a contrapartida da Prefeitura, de R$24 mil.
A revitalização do marco zero deu destaque no solo de piso granilite tipo fulget, entre outros. A calçada estendida e recebeu um desenho tipo rosa dos ventos, em área total de 301,00 m², com filetes e peças metálicas para indicações das coordenadas geográficas e direções de Moreira César, Aparecida, Guaratinguetá, Rio de Janeiro, São Paulo, Campos do Jordão, Tremembé, Taubaté e Santo Antonio do Pinhal.
GALERIA DE FOTOS – crédito: Alex Santos/PortalR3