ivulgados os primeiros condutores da tocha olímpica em São José
Já estão definidas as primeiras pessoas que vão participar do revezamento da tocha olímpica em São José dos Campos. A lista parcial, disponível na internet, com 29 nomes foi anunciada nesta sexta-feira (1º) pela Prefeitura.
publicidade
Entre os escolhidos pelo Comitê Rio 2016, estão duas atletas olímpicas – a ex-nadadora Fabiola Molina (2000, 2008 e 2012) e a jogadora de futebol Bagé (2012), do São José Feminino. Também fará parte do grupo de condutores a skatista Pâmela Rosa, medalha de ouro dos X Games.
Pessoas de diversos segmentos da cidade vão participar da condução da chama. Outros nomes escolhidos são o paratleta Edson Gonçalves da Costa e o aposentado José Benedicto Lucindo, que é frequentador da Casa do Idoso. A lista completa está ho hotsite da Tocha Olímpica.
Oportunamente, a organização do evento vai divulgar a relação das demais pessoas que vão conduzir a chama olímpica pelas ruas de São José dos Campos. Os candidatos foram indicados por diversas entidades e selecionados pelo Comitê Organizador e patrocinadores com base em critérios como representatividade esportiva, atuação na comunidade e também por meio de concursos culturais.
Cada condutor da Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá um trajeto pelas ruas e avenidas de São José dos Campos. Por questão de segurança, não foi divulgada a rota do comboio do revezamento. Em breve a Prefeitura vai informar à população os pontos em que haverá interdição do trânsito, nas vias por onde passarão os condutores e os veículos da comitiva, incluindo as vias nas proximidades.
Em 21 de abril, a tocha foi acesa em Olímpia, na Grécia, e foi levada até Atenas, capital do país. Depois de deixar o solo grego, ela permaneceu na Suíça entre os dias 27 e 29, passando por Genebra e Lausane, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), última parada antes do desembarque no Brasil.
No dia 3 de maio, ela começou em Brasília (DF) a caminhada no Brasil pelas mãos de 12 mil condutores em 95 dias e mais de 300 cidades das cinco regiões. Nesse caminho, ela será recebida em 26 de julho em São José dos Campos, onde passa a noite e parte no dia seguinte rumo ao Rio de Janeiro, encerrando com o acendimento da pira no Estádio do Maracanã em 5 de agosto, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
São José dos Campos está entre os 83 municípios, incluindo as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, que serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento. Essas são as cidades-celebração, onde a chama vai pernoitar.
Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.
Cada condutor vai percorrer cerca de 200 metros com a própria tocha. O que é passado de uma para outra é o fogo, o mesmo que foi aceso na Grécia. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões norte e centro-oeste, entre Teresina (PI) e Campo Grande (MS).
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. São parceiros na organização os governos federal e estaduais, além dos municípios por onde a chama passará.