publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Revelando SP no Vale do Paraíba começa nesta quarta em São José

Evento acontecerá no Parque da Cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
Evento acontecerá no Parque da Cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

Congadas, Moçambiques, Folia de Reis, Bonecões de Rua, Orquestras de Viola e muitos elementos que formam a cultura paulista tradicional chegam em São José dos Campos para o XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba. Entre os dias 6 a 10 de julho, das 9 às 21h o Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, recebe culinária, artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios do Estado.

publicidade


O Festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e transforma o acolhedor Parque da Cidade em uma grande Mostra do Patrimônio Imaterial Paulista. O festival dispõe de espaços de artesanato e culinária com ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado.

Culinaristas caipiras, caiçaras e piraquaras produzem durante os cinco dias, doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, broas, pamonhas, café caipira, virados, afogados, galinhadas, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”. O Pavilhão de artesanato apresenta uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado. E o foco não esta apenas no produto mas também no produtor, que é detentor destes saberes e ofícios, encontrados em trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras e ceramistas.

Espaço já consolidado em edições passadas do Revelando, o Arranchamento Tropeiro é uma local onde o visitante pode vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer as tralhas e histórias de quem carrega esta cultura. Outro espaço de oportunidade de conhecimento de nossas culturas, é o Arranchamento Indígena, as etnias Cruaia, Guarani, Tupi-Guarani e Tupi-Guarani Nhandeva compartilham seu artesanato e modo de vida.

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba 2016 mais uma vez abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da Cultura Tradicional paulista e da Cultura de Paz. As Rodas de Conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos como formação e de preparo para ações de salvaguarda do patrimônio cultural.

Nesta edição no Vale do Paraíba, o Revelando apresenta as Rodas sobre a Culinária com Torresmos; a respeito dos Violeiros, que abrirá o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira e sobre as Benzedeiras, uma pratica nem sempre reconhecida, que constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso.

Outro destaque da programação são as Orquestras de Violas, a musicalidade paulista se identifica nesta manifestação,um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo e o Revelando no Vale do Paraíba recebe o encontro de violas e violeiros de todo o estado.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Confira a programação completa aqui.

  • Com informações da Abaçaí

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo