O Sesc Taubaté sedia há sete anos o Ginga Vale, um evento que reúne mestres, alunos e academias de capoeira de toda a região para trocar experiências e homenagear uma pessoa de relevância no universo capoeirista brasileiro. Neste ano, o encontro homenageará o Mestre Tarzan na abertura do evento, no dia 19 de julho.
As academias convidadas são de toda a região do Vale, de Araçatuba e Campinas, em razão dos lugares em que o Mestre Tarzan atuou durante sua vida, inspirando escolas de capoeira e futuros mestres.
O evento ocorre do dia 19 ao dia 23 de julho e terá atividades de Vivência de Capoeira para as pessoas acima de 60 anos, para o público infantil e pessoas com deficiência nos dias 19 e 21 e aulas de demonstração de Dança Afro, Maculelê e Percussão e Samba do dia 21 ao dia 23.
Nascido na Bahia na década de 1950, Mestre Tarzan mudou-se para Campinas aos vinte anos de idade, onde iniciou o ensino da capoeira em sua academia. Tornou-se um ícone pela quantidade de pessoas que reunia, chegando a ministrar aulas para cerca de 400 alunos ao mesmo tempo. Também desenvolveu trabalhos de reconhecida qualidade na região de Araçatuba. No Vale do Paraíba tornou-se um respeitado representante da arte, sendo referência para os capoeiristas da região. Mestre Tarzan retornou às suas origens e hoje reside na Bahia, mas viaja pelo mundo ministrando cursos graças ao reconhecimento que adquiriu em mais de 30 anos de carreira. Na cerimônia de homenagem, o mestre estará presente na unidade do Sesc.
A participação nas Vivências de Capoeira para pessoas acima de 60 anos, para as crianças e para as pessoas com deficiência são gratuitas e não necessitam de inscrição.
Confira a programação completa do VII Ginga Vale:
Aulas com Mestres de Capoeira
Para pessoas acima de 60 anos:
Dia 19, terça, às 14h.
Para crianças de 7 a 12 anos e Pessoas Com Deficiência:
Dia 21, quinta, às 10h e às 15h.
Grátis.
Abertura: Homenagem ao Mestre Tarzan
Dia 19, terça, às 19h.
Grátis.
Apresentação de Dança Afro
Dia 21, quinta, às 19h.
Grátis.
Apresentação de Maculelê
Dia 22, sexta, às 10h30.
Grátis.
Apresentação de Percussão e Samba
Dia 23, sábado, às 10h30.
Grátis.