Proporcionar à população um encontro com a produção teatral brasileira por meio do melhor de sua dramaturgia. Essa é a proposta do projeto Leituras Dramatizadas, do Teatro Teresa D’ Ávila, em Lorena.
A primeira leitura acontece nesta sexta, dia 19, às 19h, com o texto “Lição de Botânica”, de Machado de Assis.
Os atores que vão interpretar a obra são: Vivian Valente, Alê Satti e Josy Campos, de São Paulo, e Ana Cecília Menezes, de Lorena.
“A população jovem da cidade cresceu sem ter acesso a textos produzidos para o teatro. A ideia é preencher essa lacuna com a leitura dramatizada de obras antológicas da dramaturgia nacional”, explica o diretor do Teatro Teresa D’Ávila, Caio de Andrade, idealizador do projeto.
Mensalmente um elenco formado por atores locais e da cidade de São Paulo fará a leitura dramatizada de uma obra clássica do repertório teatral brasileiro. Logo após, um dramaturgo convidado comandará um debate sobre o autor do mês e a peça apresentada.
Lição de Botânica: O barão Sigismundo manda anunciar a D. Helena, sua vizinha, que deseja uma entrevista. Animada, Cecília crê que o barão vem pedir sua mão pra o sobrinho Heitor, por quem está apaixonada. Para sua surpresa, o barão pede que D. Helena não receba mais o jovem em casa.
O cientista crê que o casamento é incompatível com a ciência, e é seu plano que Heitor se torne um grande botânico, como é tradição na família. Cecília entra em desespero com o comportamento inusitado do cientista. Mas Leonor tem uma brilhante ideia.
Ela finge ao velho um profundo interesse por botânica, e pede para ser sua discípula. O cientista se apaixona por ela, e reconsidera suas posições sobre o casamento e a ciência.
Machado de Assis- Dedicou-se intensamente ao teatro durante a década de 1860-70, seja como dramaturgo ou crítico teatral. Essa dedicação responde ao contexto social e político de sua época e pode ser entendido como um exercício para o desenvolvimento do grande contista e romancista Machado de Assis.
Primeira Fase
Nessa primeira fase, o tema é A Dramaturgia Brasileira no Século 19. A ideia é trabalhar com autores que, segundo o crítico Sábato Magaldi, inauguraram a saga histórica do texto teatral no Brasil, sem grande expressividade até então. Seguem as próximas leitura do ciclo:
– 9 de setembro, O Noviço, de Martins Pena;
– 14 de Outubro, A Capital Federal, de Arthur Azevedo;
– 4 de novembro, texto escolhido via votação pela internet.
Serviço:
Projeto Leituras Dramatizadas: Lição de Botânica”, de Machado de Assis.
Dia: 19 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Teresa D’Avila – Av. Peixoto de Castro, 539. Tel: (12) 2124-2944
Ingresso: R$ 10 (para alunos, professores e funcionários da UNIFATEA e IST) e R$ 20.