O Sesc Taubaté promove no mês de setembro o projeto Feira Atlântica, que traz entidades que desenvolvem ações de conservação da mata atlântica. Os encontros acontecem nos domingos, dias 11, 18 e 25, às 11h30 e são gratuitos.
Por meio de bate papos, alguns expositores apresentarão casos de boas práticas ambientais, que tem como foco a conservação da mata atlântica, nas áreas de economia solidária, comércio justo e gastronomia sustentável.
O Instituto Auá vem no dia 11 para uma roda de conversa sobre a importância do Bioma da Mata Atlântica como responsável por qualidade de vida e bem estar humano. O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental é uma organização baseada no compromisso com práticas sustentáveis e com o desenvolvimento humano, que tem o objetivo de apoiar diferentes empreendimentos socioambientais, voltados à transformação de realidades locais.
O segundo domingo, dia 18, será com o Natural da Mata, que apresentará um bate papo sobre gastronomia sustentável. A companhia Natural da Mata é de Mogi das Cruzes e elabora pratos e quitutes com toque especial das espécies florestais Juçara e Cambuci para despertar consciência sobre a importância da conservação das florestas, além de valorizar as pessoas que vivem ao seu entorno.
No último dia do projeto, dia 28, estará presente Douglas Bello do projeto Sítio do Bello. Serão apresentadas diversas frutas não convencionais existentes nas matas nativas brasileiras.
O objetivo do Sítio do Bello é demonstrar que é possível recuperar áreas degradadas através do plantio de árvores de frutas nativas, através de um empreendimento economicamente viável.