Na era dos nativos digitais, é difícil encontrar crianças e jovens que não gostem de tecnologia. E se elas também pudessem criar o próprio game ou aplicativo? É o que quer a campanha #EuPossoProgramar da Microsoft, gigante do setor e uma das parceiras da Secretaria da Educação de São Paulo.
publicidade
Até o próximo domingo (9), alunos da rede estadual do Vale do Paraíba podem aprender a linguagem de códigos. Para isso, a empresa criou uma página especial com vídeos e tutoriais aberta a estudantes.
No endereço www.eupossoprogramar.com.br há ainda dicas e o passo a passo para quem quer inventar um jogo de animação. Já aqueles que têm vontade de conhecer a linguagem básica e, por que não, lançar um aplicativo (tipo: Whatsapp, Instagram e Snapchat), o site oferece cursos em diferentes plataformas.
Para os professores o conteúdo também é livre e a principal ideia é que eles levem os temas para sala de aula e incentivem a criação de produtos digitais.
Para marcar o lançamento da campanha, estudantes da capital foram convidados para conhecer a sede da empresa.
Com a parceria, a Secretaria espera conquistar mais participantes da rede estadual na Hora do Código. O movimento criado nos Estados Unidos e apoiado por Bill Gates e Mark Zuckerberg tem o objetivo de apresentar a linguagem dos códigos para leigos e estimular pessoas a desenvolverem suas próprias criações na web.
Qualquer escola pode realizar a sua própria atividade e ajudar a espalhar o conhecimento. Neste ano, o evento está marcado para dezembro.
Programaê
A EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais) também oferece cursos a quem adora tecnologia.
Todos os alunos da rede estadual podem acessar o Programaê, plataforma que ensina a linguagem universal da computação. A partir de jogos simples, os estudantes são levados a estudar e desenvolver as habilidades no tema.