Realizado com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o documentário “O Começo da Vida” reflete sobre a importância dos primeiros anos de vida da criança.
É com essa proposta que o curso de Pedagogia do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena, promovem a exibição do filme, seguida de debate com a presença do Prof. Dr. Severino Antonio e a Profa. Me. Katia Tavares.
O evento acontece no Teatro Teresa D’Ávila, em 18 de outubro (terça-feira), às 19h. Há vagas limitadas para interessados de fora da instituição, mediante inscrição.
“O Começo da Vida” é baseado nas recentes descobertas da neurociência sobre a primeira infância e traz entrevistas com especialistas e histórias de famílias das mais diversas culturas e classes sociais em países como Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França.
O educador Severino Antonio é um dos que dá seu depoimento no filme, ao lado de outros especialistas e relatos de famílias como a de Gisele Bündchen e a de Phula, uma menina que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade indiana em meio a obras em construção
O documentário é dirigido pela cineasta Estela Renner (“Criança a Alma do Negócio” e “Muito Além do Peso”). A produção é da Maria Farinha Filmes e a iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer, do Instituto Alana e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O filme é dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21. Também estará acessível em Libras (língua brasileira de sinais), closed caption (ou legenda fechada) e audiodescrição.
Essa é a segunda vez que o curso de Pedagogia do UNIFATEA promove esse debate. No primeiro, em 30 de agosto, o teatro lotou com professores e alunos das Licenciaturas (Letras, Pedagogia e Biologia).
Severino Antonio
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), é Conselheiro do Instituto ALANA, no projeto “Prioridade Absoluta- a criança em primeiro lugar” e professor do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Palestrante e autor de diversas obras, como “A Utopia da Palavra” (2015); “Constelações: uma escuta poética da infância” (2014); “Uma pedagogia poética para as crianças” (2013); “Poetizar o pedagógico” (2013); “Novas Palavras”(2013), “Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento” (2009); “A menina que aprendeu a ler nas lápides”(2008) ; “O visível e o invisível” (2008); “Escrever é desvendar o mundo” (21ª edição, 2010; entre outros.
Serviço: “O Começo da Vida”: exibição e debate com Severino Antonio
Local: Teatro Teresa D’Ávila, em Lorena
Data: 18 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h.