No próximo sábado (22), São Sebastião recebe o espetáculo de circo-teatro “O Gari Muccioloco”, que circula o estado de São Paulo pelo CCP – Circuito Cultural Paulista, programa mantido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios.
A apresentação acontece gratuitamente no calçadão em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) a partir das 19h30, com classificação etária livre.
O espetáculo é conduzido por dois garis muito loucos que sonham um dia serem famosos e reconhecidos.
Por conta deste sonho travam um duelo cheio de humor, acrobacias, magia e malabarismos e, para realizar o “show da varrição”, com suas vassouras e carrinho de lixo, criam uma plateia imaginária (que é a própria plateia presente) e, com ela, fazem de “Gari Muccioloco” um espetáculo surpreendente e divertido.
Durante o espetáculo, temas como educação ambiental, o preconceito e a exclusão social, são abordados através da música (rap do gari), da dança, do circo e do teatro, de maneira lúdica e divertida.
“O Gari Muccioloco” foi inspirado livremente na obra “Homens Invisíveis”, do psicólogo Fernando Braga da Costa, que durante oito anos trabalhou junto aos garis do campus da Cidade Universitária de São Paulo, onde colheu diversos depoimentos destes profissionais para seu livro.
O lixo e os instrumentos de trabalho dos Garis são usados como instrumentos circenses para os números de malabarismo e manipulação, equilibrismo, acrobacia e ilusionismo. As técnicas de palhaço e improviso dão o tom cômico do espetáculo.
MuccioLoco Circus
O grupo “MuccioLoco Circus” foi criado em 2006 por Pedro Muccioloco, sendo um grupo de um homem só, mas que conta com a participação de artistas convidados e voluntários oriundos da plateia, possuindo mais de dez personagens cômico-performáticos com habilidades circenses (palhaço, malabarismo e manipulação, equilibrismo, magia e ilusionismo), dançantes e musicais.
O resultado disso são os espetáculos “Circômico”, “Brazilian Hulk Show” e “O Gari Muccioloco”, além do número ‘Descontrole Remoto’. Em 2007, o MuccioLoco Circus apresentou seus números em navios de cruzeiro pela Europa e Caribe. No ano seguinte estreou o espetáculo “Brazilian Hulk Show” no The New York Clown Theater Festival, em Nova Iorque.
Durante o ano de 2009, Pedro Muccioloco viveu no Canadá e, ao tornar-se membro da Enpiste – Regroupement National de Arts du Cirque, teve a oportunidade de treinar na École National du Cirque e no estúdio do Cirque Eloize, além de fazer cursos e workshops com profissionais renomados internacionalmente, tais como: Francine Coté, Daniele Finzi Pasca e Benoit Pelletier.
Também já foi dirigido por renomados diretores brasileiros, entre eles, Hugo Possolo, Roberto Lage, Antunes Filho, José Rubens Siqueira e Jairo Mattos. Em 2010, MuccioLoco Circus estreou o espetáculo “Circômico” e a performance itinerante “O Gari Muccioloco”, na Virada Cultural de São Paulo e na 5ª Palhaçaria Paulistana.
No ano de 2011, com o número ‘Descontrole Remoto’, já se apresentou na 6ª Palhaçaria Paulistana; ficou em cartaz um mês dentro do Cabaré Zona de Riso, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo-CCSP; na Virada Cultural 2011 e no Cabaré do Galpão do Circo.
Já em 2012 estreou o espetáculo “O Gari Muccioloco”, que ficou em cartaz no Teatro Coletivo e teve apresentações no Galpão do Circo, Circo no Beco, Ponte do Circo e Fábrica de cultura de Sapopemba, entre outras.