O jato executivo Phenom 100EV, da Embraer, fará sua primeira aparição pública durante Encontro Anual e Convenção da National Business Aviation Association (NBAA – BACE), principal feira de aviação executiva do mundo, que acontece de 1° a 3 de novembro de 2016, em Orlando, Flórida, Estados Unidos. Com uma pintura especial, alusiva aos seus avanços tecnológicos, a aeronave estará em exposição estática no Orlando Executive Airport, ao lado da linha completa de jatos executivos da empresa.
publicidade
O Phenom 100EV, que já ultrapassa 100 horas da campanha de ensaio em voo, é uma evolução do jato executivo leve Phenom 100, utilizando uma nova aviônica Prodigy Touch Flight Deck, baseada no Garmim G3000, e um motor Pratt & Whitney Canada PW617F1-E modificado. Essa nova versão oferece mais velocidade e desempenho superior em condições de altas temperaturas e em aeroportos a grandes altitudes. As melhorias, porém não impactam o reconhecido baixo custo operacional e de manutenção. O Phenom 100EV tem chegada ao mercado prevista para o primeiro semestre de 2017.
Anunciado em julho deste ano, o Phenom 100EV terá dois clientes-lançadores. A Across, provedora de serviços de aviação executiva no México, vai se beneficiar do desempenho da aeronave a partir da sua base, no Aeroporto Internacional de Toluca (TLC), que fica 2.580 metros acima do nível do mar. Já a Emirates Flight Training Academy, novo centro de treinamento de pilotos da Emirates Airlines, atualizou seu recente pedido de cinco Phenom 100E para o Phenom 100EV, tornando-se a primeira academia de voo no mundo a treinar seus cadetes com a nova aeronave.
O Phenom 100 chegou ao mercado em dezembro de 2008 e revolucionou o segmento de jatos leves ao trazer um novo padrão de conforto, desempenho e custo operacional. O Phenom 100 tem sido a principal escolha para preparação de pilotos para companhias aéreas, bem como pilotos-proprietários, departamentos de voos corporativos e as principais empresas de propriedade compartilhada. Atualmente, cerca de 350 Phenom 100 estão em operação em 37 países.
Sobre o Phenom 100 EV
O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1.178 milhas náuticas (2,182 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.
A cabine de comando permite operação com um só piloto, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.
O Phenom 100 EV é a evolução da aeronave mais espaçosa de sua classe, com melhorias no interior, tais como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB. A aeronave apresenta onze opções de design do interior, luz natural abundante de amplas janelas, inclusive no lavabo privativo, um recurso tipicamente visto somente em aeronaves maiores, assim como no caso do compartimento de bebidas, a escada integrada e o maior compartimento de bagagem de sua classe.