O Curitiba (PR) conquistou no sábado, dia 5, o titulo do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby. A taça veio após vitória emocionante sobre o Desterro (SC), na disputa de drop goals, os pênaltis do rugby, por 2 a 1.
A partida realizada no estádio do Canindé, em São Paulo, terminou empatada em 13 a 13 no tempo regulamentar e também na prorrogação. Este foi o segundo título nacional da história da equipe paranaense.
Esta foi a primeira vez que uma final do Campeonato Brasileiro de Rugby não teve equipes do eixo Rio-São Paulo. Os catarinenses do Desterro foram donos da melhor campanha na fase de grupos do Super 8, com 13 vitórias em 14 jogos, enquanto o Curitiba chegou à sua terceira final consecutiva.
O jogo
A partida no Canindé foi muito disputada, com as duas equipes mostrando força e disposição. O Desterro abriu o marcador com penal de Panta, aos 15 minutos. A partida seguiu truncada e quando o time catarinense parecia estar melhor, tendo inclusive um scrum quase sobre a linha do in goal, o Curitiba reagiu e empatou com penal de Chicho. O jogo foi para o intervalo com 3 a 3 no placar.
No segundo tempo o Desterro voltou a frente do placar com outro penal de Panta, mas o Curitiba logo passou a dominar a bola e virou o placar, com try de Ilha, convertido por Chicho. O nervosismo tomou conta do time catarinense, que não se encontrava mais em campo e era dominada pelo adversário.
O Curitiba já comemorava o titulo, quando no último minuto, o Desterro pressionou e buscou um try salvador com Rodox, validado por TMO. Panta converteu e levou a partida para prorrogação.
A dramaticidade da partida não diminuiu no tempo extra, com Chicho acertando os postes em um penal do Curitiba, e Coghetto perdendo drop goal para o Desterro. O placar não foi alterado e a disputa foi para uma inédita disputa de drop goals, os pênaltis do rugby.
Shinho, do Desterro, acertou o primeiro chute, e viu todos os seus companheiros errarem suas cobranças. O Curitiba errou seus três primeiros chutes, mas acertou os dois últimos, com Ilha e Leonardo, dando a vitória por 2 a 1 e o título para o Curitiba. Luan, capitão do Curitiba, foi eleito o melhor em campo e ganhou uma premiação da Travel Ace.
Super 8 – Final
Desterro (SC) 13 x 13 Curitiba (PR) – 1 x 2 nos drop goals (pênalstis)
Árbitro: Ricardo Sant’Anna / Auxiliares: Renato Scalércio e Régis Dantas / TMO: Marcelo Toscano
Local: Estádio do Canindé – São Paulo – SP