A prática esportiva democrática como possibilidade de educação e de melhoria da qualidade de vida em todas as faixas etárias. É com este intuito que o Sesc São Paulo abre 2017 com a 22ª edição do Sesc Verão, convidando a população a incluir o esporte na sua rotina diária.
Para tanto, entre 07 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado disponibilizará cerca de 2 mil atividades, para provocar a experimentação de diversas modalidades esportivas, sensibilizando para a importância da prática por toda a vida.
O público terá à disposição um variado leque de atividades para ampliar suas possibilidades de prática esportiva tais como vivências com importantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, planejadas para todas as faixas etárias, em ambientes que favorecem a socialização e participação de todos.
Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, “a proposta é tornar o Esporte cada vez mais democrático, possível e acessível para todas as pessoas, independente da idade, nível de habilidade ou objetivos pessoais. Um esporte que prima pelo desenvolvimento pessoal e social, capaz de desencadear bem-estar e qualidade de vida”.
PESQUISA – Uma importante novidade que norteou a elaboração da programação desta edição do Sesc Verão foi a pesquisa realizada em 2015 junto aos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo. O levantamento apurou os hábitos de cultura e lazer dos entrevistados, sobretudo na prática esportiva.
A pesquisa foi realizada pelo CEDEC – Centro de Estudos Contemporâneos e pelo NAU – Núcleo de Antropologia Urbana da USP, ouvindo 3.181 frequentadores, que apontaram seus interesses esportivos e a identificação do Sesc como opção de lazer e cultura para a família, sobretudo no período de férias. Os resultados ressaltaram a programação diversificada do Sesc Verão como possibilidade de novas vivências, contato entre grupos e ampliação das experiências relacionadas ao esporte e às práticas corporais.
Desta maneira, com base nesta investigação, cada uma das unidades do estado escolheu um tema relacionado ao esporte e construiu a sua programação, considerando as expectativas e demandas de cada local, sempre tendo como destaque os valores e princípios do Esporte no Sesc: o prazer pela prática, a participação, a inclusão e a busca por uma melhor qualidade de vida.
“A programação desenvolvida nesta edição tem como objetivo explorar as diversas possibilidades de se praticar Esporte, com um recorte especial para as modalidades desenvolvidas no Programa Sesc de Esportes, que acontece ao longo do ano nas Unidades. A ideia é que as pessoas conheçam o esporte promovido pelo Sesc e passem a frequentar as atividades de forma regular”, afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo e responsável pelos Projetos em nível regional.
SESC VERÃO 2017
De 07 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo
Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA SESC VERÃO 2017 EM TAUBATÉ
Abertura Sesc Verão 2017
Atividade de abertura, em espaços públicos da cidade de Taubaté, com a realização de vivências esportivas de Badminton, Basquete e Futebol.
Dia 7:
9h – Praça Dom Epaminondas – Centro.
15h – R. Domingues Ribas – Chácara do Visconde
Grátis.
Dia 8:
9h – R. Jarbas Santos Toledo – Parque São Luiz
15h – R. Nilo Indiani – Parque São Cristóvão
Grátis.
Apresentação Esportiva de Rope Skipping
O Rope Skipping é uma modalidade que utiliza cordas pequenas e grandes para a realização de saltos e manobras, apresentando inovações à antiga brincadeira de pular corda, buscando sincronia com uma música em execução. Após a apresentação, o público poderá observar a prática da modalidade.
Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Grátis.
Apresentação Esportiva e Vivência de Rollerski
O Rollerski surgiu na Europa, nos anos 1960, como uma forma de treinamento dos atletas de esqui cross country (modalidade em que são percorridas médias e longas distâncias sobre esquis e sob o impulso de bastões) durante o verão. Hoje é praticado com equipamentos muito parecidos aos do esqui na neve, mas com rodinhas.
Dias 7 e 8, sábado e domingo, d as 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Grátis.
Vivência de Waterline
Adaptação do Slackline, modalidade na qual o objetivo é a manutenção do equilíbrio sobre uma fita e que neste formato é realizado sobre a piscina.
Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
Grátis.
Apresentação Esportiva e Vivência de Vôlei Sentado
Modalidade esportiva adaptada do Voleibol, na qual pessoas amputadas e com outros tipos de deficiência locomotora, competem numa quadra onde as medidas e a altura da rede são adequadas para possibilitar a prática desse esporte.
Dia 13, sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 18h
Dia 14, sábado, das 15h às 17h30
Grátis.
Apresentação Esportiva e Vivência de Tênis
Com o ex-jogador Fernando Meligeni, o “Fininho”, campeão panamericano nos jogos nos jogos de Santo Domingo – 2003, comentarista do canal ESPN Brasil. O ex-atleta profissional, que alcançou a 25ª posição no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), fala sobre sua carreira e realiza uma clínica de de Mini-Tênis com o público presente.
Dia 15, domingo, às 10h
Grátis.
Vivência de Blackminton
Nesta variação do esporte Badminton, as atividades acontecem num ambiente de baixa luminosidade, como uso de luz negra, com equipamentos e acessórios que tornam-se fluorescentes sobre essa condição de iluminação.
Dia 27, sexta às 19h
Grátis.
Vivência de Badminton
Vivência de Badminton aberta ao público que possibilitará os participantes conhecerem a modalidade.
Dia 28, sábado, às 14h
Dia 29, domingo, às 9h30
Grátis.