Os vereadores da Câmara de Pindamonhangaba aprovaram na Sessão Ordinária realizada no dia 20 de fevereiro, às 18 horas no Plenário Francisco Romano de Oliveira, a proposta inclusa na Ordem do Dia que alonga os prazos dos convênios realizados entre o município e as entidades assistenciais.
O Projeto de Lei nº 37/2017, de autoria do Poder Executivo, que “Prorroga o prazo dos convênios firmados entre o município de Pindamonhangaba e entidades assistenciais”, foi aprovado por unanimidade. De acordo com a propositura, os convênios já previstos em Lei e direcionados às entidades cadastradas serão protelados até o dia 28 de maio de 2017. Serão beneficiadas com verbas de repasses federais e municipais as seguintes instituições: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação Centro de Convivência do Idoso Cônego Nestor de Azevedo, Associação Salesianos Cooperadores, Convivência de Idosos de Moreira César, Lar Irmã Terezinha, Liceu e SOS – centro e Moreira César.
Em sua justificativa, o prefeito alega que “as entidades contempladas executam programas e atividades de caráter contínuo e que não podem sofrer interrupção, por serem essenciais ao município, como, por exemplo, os menores e idosos acolhidos pelos lares de abrigamento; os adolescentes atendidos pelos programas de medidas socioprotetivas; as famílias em estado de vulnerabilidade social, dentre outros”.
Ordem do Dia
O Projeto de Lei nº 31/2017, de autoria do vereador Janio Ardito Lerario (PSDB) que prolonga a denominação da Estrada Fazenda Mombaça de Carlos Lopes Guedes Filho, por toda sua extensão, também foi aprovado por unanimidade. A Lei nº 4.513, de 26 de outubro de 2006, aprovada através do Projeto de Lei 179/2006, de autoria dos vereadores na época, Toninho do Araretama, Martim César e Jairão, havia denominado a Estrada da Fazenda Mombaça no trecho entre a Rodovia Amador Bueno da Veiga, antiga SP-62 Pinda – Taubaté, passando pela linha férrea até o final do Loteamento Araretama. Agora, com este projeto de lei aprovado, a denominação passa a ser por toda a extensão da estrada.
Carlos Lopes Guedes Filho
Conhecido como Carlito, nascido em Agudos – SP em 15 de outubro de 1909, era filho de Carlos Lopes Guedes e Joanna Maganha Guedes. Aos 16 anos de idade ingressou na Estrada de Ferro Campos do Jordão com servente de pedreiro, onde aposentou-se em 1956 como Chefe Geral das Oficinas. Foi casado com Maria Eurydice de Oliveira Guedes com quem teve três filhos: Darci, Dijalma e Dalmir. Faleceu em 21 abril de 1994, aos 85 anos.
Próxima Sessão Ordinária
Devido ao feriado de carnaval, a 5ª Sessão Ordinária será realizada na sexta-feira, dia 03 de março, a partir das 18 horas no plenário “Francisco Romano de Oliveira”, da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. O Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin” está localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça. A sessão é aberta à população, com transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.