Pindamonhangaba está recebendo um novo local de atendimento à saúde de toda a família. O CIAF – Centro Integrado de Assistência à Família – inicia suas atividades na próxima semana, oferecendo consultas médicas, vacinas e outros serviços, para homens, mulheres, crianças e idosos.
O CIAF está sendo instalado na rua João Gama, 115, São Benedito, onde atualmente também funciona o Ambulatório da Saúde da Mulher. Integrando o atendimento, a UBS Centro, que estava instalada no prédio da Rua Dr. Frederico Machado, junto com o CEM – Centro de Especialidades Médicas – também está de mudança para este novo local.
Em local amplo, arejado, de fácil acesso e contando com ótimos profissionais, o CIAF vem com o objetivo de oferecer um atendimento com qualidade, respeito e eficácia. Seu funcionamento será no piso térreo do prédio.
Procedimentos de transição
O atendimento no novo prédio será normalizado na Quarta-feira de Cinzas, dia 1º de março, a partir das 13h30. Até lá, os atendimentos da UBS Centro continuam, mas consultas com pediatras e clínicos serão reduzidas. As consultas que já estavam agendadas serão realizadas no prédio antigo.
As vacinas de rotina serão reagendadas, por motivo de segurança, mas o teste do pezinho e a BCG não terão alterações.
O atendimento geral da pediatria, clínicos e vacinas será normalizado a partir do dia 2 de março, no novo endereço.
Pronto Socorro infantil
O prédio que vai receber o CIAF, na época em que foi adquirido, seria destinado para o Pronto Socorro Infantil. Contudo, a nova administração municipal verificou que a melhor opção seria agregar o atendimento infantil à reforma do Pronto Socorro Municipal. Com as obras, os pacientes infantis receberão uma ala exclusiva – com entrada independente – para atendimento.
A reforma será iniciada ainda neste ano, após finalização da licitação para a contratação da empresa que realizará as obras.
Centro de Diagnose
As reformas do CEM – Centro de Especialidades Médicas – continuam e estão previstas para serem finalizadas até o final de 2017. Após reformado, o prédio receberá o Centro de Diagnose, com exames como espirometria, Raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros.
O Centro de Diagnose estará integrado ao CEM, e vai agregar num só local diversos equipamentos para a realização de exames, facilitando o acesso e levando mais comodidade aos munícipes que utilizam os serviços públicos.