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Dezoito pessoas morreram nas estradas paulistas durante o carnaval

A Rodovia dos Bandeirantes é a melhor estrada do país, segundo pesquisa da CNT. (Foto: DownloadClovis Ferreira/ Digna Imagens)

Este ano 18 pessoas morreram nas rodovias paulistas durante o feriado de Carnaval, uma a mais do que em 2016. Segundo o Comando do Policiamento Rodoviário de São Paulo (CPRv), apesar do aumento no número de mortes, houve redução em praticamente todos os indicadores. O número de acidentes com vítimas, por exemplo, caiu 17,8% (este ano foram 280 ante 341 acidentes de 2016).

Com relação ao número de vítimas graves, houve redução de 4%: este ano foram registrados 87 acidentados; em 2016, 91. No caso de vítimas leves, a redução foi maior, de 24%. Este ano foram 345 e, no mesmo período do ano anterior, 454 pessoas tiveram ferimentos leves nos acidentes.

Mesmo com a queda nestes indicadores, o Comando do Policiamento Rodoviário de São Paulo não comemora o resultado. “A maioria dos acidentes poderia ter sido evitada, estando presente, infelizmente, na maioria dos casos, a imprudência dos condutores e pedestres” ,diz o CPRv no balanço divulgado hoje (1º).

Em 26 mil veículos fiscalizados, houve mais de 20 mil infrações (sem incluir as aferidas por radares). Mais de 7,80 mil condutores foram submetidos ao teste do etilômetro. Destes, 1.222 foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou de outras substâncias e 23m presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.

A Operação Carnaval 2017 é realizada nos mais de 22 mil quilômetros da malha rodoviária do Estado de São Paulo entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março de 2017, pela CPRv, órgão de execução da Polícia Militar do Estado de São Paulo, alinhado ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e ao Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária 2011-2020.

O foco foi a prevenção criminal, em conjunto com a segurança viária, que trabalha na manutenção da meta de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2020. Segundo a CPRv foram intensificadas ações de fiscalização (cinto de segurança e demais dispositivos de retenção, motociclistas, ultrapassagens proibidas, limites de velocidade e alcoolemia). Houve também uma ação de educação para o trânsito com foco nos pedestres.

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