O Tríduo Pascal, que recorda e atualiza a Paixão, morte e ressurreição de Jesus é o ponto alto do calendário litúrgico da Igreja Católica.
Neste período, devem passar pelo Santuário Nacional 186 mil peregrinos. Para acolher este número de romeiros, o maior Santuário Mariano do mundo preparou celebrações e cerimônias que introduzem os fiéis nos últimos momentos da vida terrena de Cristo.
Na quinta-feira (13), primeiro dia do tríduo pascal, a programação se inicia as 7h com a oração do Ofício Divino, seguida da missa do Crisma, às 9h.
Durante esta celebração, são abençoados os óleos utilizados durante todo o ano na administração dos sacramentos nas paróquias e comunidades que compõem o território da Arquidiocese de Aparecida . A missa marca ainda a renovação dos votos sacerdotais dos padres e do Arcebispo, que concelebram esta Eucaristia.
As 21h acontece outra missa, conhecida como “missa da Ceia do Senhor”. A solenidade relembra a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio ministerial. Durante esta celebração, acontece o rito do Lava-Pés, que recorda o mandamento do amor, dado por Cristo a seus discípulos.
Esta celebração não termina, sendo estendida com uma vigília eucarística até às 15h da sexta-feira (14), quando acontece a Celebração da Paixão do Senhor, com a narrativa da morte de Jesus, a solene adoração da Cruz, e a Comunhão Eucarística, seguida da procissão do Senhor Morto no pátio do Santuário. Este é o único dia em que a Igreja não celebra missas. Por este motivo, outras celebrações darão lugar à Eucaristia.
Logo pela manhã, às 7h ocorre a oração das Laudes, seguida da meditação da Via-Sacra ao redor do altar central. A reflexão acontece às 9h e será encenada por jovens que compõem o projeto Jovens de Maria. Ainda no Altar Central, ao meio-dia, acontece o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz.
“As celebrações deste dia no Santuário querem recordar aos fiéis a entrega de Jesus na cruz por amor a toda a humanidade. Como comunidade, veneramos o madeiro da cruz, onde pendeu a salvação do mundo, que é o próprio Cristo. “, explica o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Rodrigo Arnoso.
Já no sábado (15), a Celebração das Dores de Nossa Senhora será realizada às 9h. Ao longo de todo o dia, de duas em duas horas o Ofício Divino será rezado no interior da Basílica, cessando às 20h, quando acontece a missa solene da Vigília Pascal.
A Eucaristia começa no Jardim Norte com a bênção do fogo novo e acendimento do Círio Pascal, uma grande vela que simboliza Jesus Ressuscitado. Sete leituras e sete salmos são proclamadas nesta noite, contando a história do Povo de Deus até a saída do Egito e a ressurreição de Jesus, anunciada no Evangelho. Ainda no roteiro litúrgico, acontece a renovação das promessas batismais de todos os fiéis.
A celebração é a primeira a comemorar a ressurreição de Jesus, o que a torna a mais importante cerimônia do calendário cristão, conforme explica o Missionário Redentorista, padre Alberto Pasquoto: “A Vigília celebra a memória da noite santa, em que Jesus ressuscitou, e é considerada a mãe de todas as santas vigílias, como disse Santo Agostinho, pois nela a Igreja se mantém de vigia, à espera da Ressurreição do Senhor. É o cume do ano litúrgico. “, explica.
As comemorações pascais continuam no domingo (16). A primeira missa começa às 5h30, seguida pela procissão da ressurreição. Ao longo de todo o dia, as celebrações acontecem nos horários costumeiros do Santuário Nacional.
Além dos ritos litúrgicos que acontecem no Altar Central, o atendimento às confissões também atrai aqueles que aproveitam a Semana Santa para rever sua vida: “Estes dias serão marcados por momentos de bênçãos, catequese, oração, e também da confissão. Neste período muitas pessoas buscam este sacramento para melhor viver a Páscoa de Jesus. Por isso, o atendimento às confissões acontece em horários pensados para atender o público que passa pelo maior templo mariano do mundo neste tempo solene. “, comenta o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.
Na quinta-feira santa o atendimento das confissões funcionará das 13h40 às 17h e na sexta-feira santa das 7h às 13h.
Confira a programação completa:
QUINTA-FEIRA SANTA (13/04)
7h: Oração das Laudes
9h às 10h30: Missa do Crisma
12h: Oração da Hora Sexta
14h: Oração Mariana
16h: Oração da Hora Noa
18h: Oração das Vésperas
21h às 22h30: Missa da Ceia do Senhor
22h30 às 24h: Vigília
SEXTA-FEIRA SANTA (14.04)
7h: Oração das Laudes
9h às 10h: Meditação da Via Sacra
10h30: Oração da Hora Tercia
12h: Celebração do Sermão das Sete Palavras
15h às 16h30: Celebração da Paixão do Senhor
16h30: Procissão do Senhor Morto
SÁBADO SANTO (15/04)
7h: Oração das Laudes
9h às 10h: Celebração das Dores de Nossa Senhora
10h30: Oração da Hora Tercia
12h: Oração da Hora Sexta
14h: Hora Mariana
16h: Oração da Hora Noa
18h: Oração das Vésperas
20h às 22h30: Solene Vigília Pascal
DOMINGO DE PÀSCOA (16/04)
5h30: Missa e Procissão da Ressurreição
8h: Missa
10h: Missa
12h: Missa
14h: Missa
16h: Missa
18h: Missa