No próximo sábado, dia 15, uma delegação recorde de paratletas do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, estará em São Paulo para a disputa de um grande evento que reunirá disputas de Paratletimo e Paranatação.
As disputas acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico e englobarão as primeiras etapas de três torneios: Circuito Paulista, Copa São Paulo e Aberto São Paulo, todos com provas de paratletismo e paranatação.
A equipe do Esporte Para Todos embarcará para a capital paulista com 32 atletas, de ambas as modalidades, e mais uma grande equipe de apoio, formada por técnicos, estagiários, atletas-guia e auxiliares.
Na edição de 2016 destes torneios estaduais, a equipe taubateana de paratletismo foi premiada com o troféu de Campeã da modalidade. Para o técnico de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, Guto Nascimento, o objetivo é tentar defender esse título, e para isso aposta em uma boa participação dos seus atletas.
“Será a primeira competição do ano da maioria dos nossos atletas. E em especial, temos alguns nomes que usarão essa competição estadual para garantir índice nacional em suas provas, o que lhes dá direito de participar das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, que é onde se reúne a nata do paratletismo nacional”, explica.
Dentre os pessoal do Paratletismo, a expectativa do treinador Guto Nascimento é que os seguintes atletas obtenham seus índices nacionais neste sábado: Kaian da Silva (T38 – Salto em distância e 100m rasos), Esther Forastiero (F44/T44 – Arremesso de Peso e 100m rasos), Nathely de Castro (T47/F47 – Salto em distância e lançamento do dardo), Flávia Cristina Mota (F11 – Lançamento do dardo e Lançamento do disco), Mathias Reis da Silva (T13 – Salto em altura e 100m rasos) e Rogerio Lima (F53 – 200m rasos e 400m rasos).
Na natação, a grande expectativa é de que Larissa Oliveira, atual campeã brasileira universitária, também conquiste índice nacional para disputar o Circuito Loterias Caixa.
As disputas do Circuito e Copa Paulista de Paratletismo e Paranatação, bem como o Aberto de São Paulo dessas modalidades, possuem chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, e contam com arbitragem credenciada e cronometragem eletrônica.
Por isso os resultados valem como índices para o Circuito Loterias Caixa, que é o principal circuito de competições do atletismo, natação e também halterofilismo paralímpicos no Brasil.
Além de muitas estreias de novos paratletas que ingressaram no time do Programa Esporte Para Todos, esta competição em solo paulistano reserva também a aguardada volta do Recordista Mundial do Arremesso de Peso (Classe F54), André Rocha.
Afastado de treinos e competições desde meados de 2016, ele passou por uma cirurgia delicada na coluna, e seu retorno está sendo gradual. “É um primeiro contato com as competições, tenho consciência de que não é possível cobrar muita coisa em termos de resultado. Minha recuperação está sendo gradual, e tenho trabalhado bastante com fisioterapia. É um recomeço para mim, e isso é importante”, disse André, que competirá somente no Arremesso de Peso.
E se o Programa Esporte Para Todos vai com uma delegação forte e numerosa, não significa que terá vida fácil. A expectativa é de que o SESI SP leve uma equipe bem forte, tanto na natação quanto no atletismo, e faça frente aos taubateanos.
“Como este ano teremos o Capeonato Mundial de Paratletiso, em agosto na Inglaterra, os principais nomes de elite do SESI, e de outros times, estarão neste sábado competindo. Eles querem fazer marcas e entrar em rito de competição, para conseguir garantir vaga no Mundial”, explica o técnico Guto Nascimento.
Abaixo a lista completa de atletas, suas respectivas classes e provas que vão disputar neste sábado no CTP, em São Paulo.
Natação:
Larissa da Silva Oliveira (S6) livre/peito/costas
Juliana Ferreira Leite Cardoso (S6) livre/borboleta
Suellen Gomes Calixto de Sousa (S4) 50m livre
Gabriel Castro (S5) 50m costas/50m livre
Adilsom Presoto(S4) 50m livre/50m costas/50m borboleta
Cristiano do Prado Cursino (S1) 50m livre/50m costas
Paratletismo
André Rocha (F54) Arremesso de peso
Júlio César Leite (F56) Lançamento dardo/Arremesso de peso
Aline Abacherli (F55) Arremesso de peso/Lançamento de disco
Flávia Mota (F11) Lnçamento do dardo/Lançamento do disco
Mariana de Souza (F54) Arremesso de peso/Lançamento de disco
Jean Carlos Rocha Breve (F51) Lançamento do club/Lançamento do disco
Danilo Zaina (F32) Arremesso de peso/Lançamento do club
Danilo Alves da Cruz (F35) Arremesso de peso/Lançamento do disco
Mateus Candelaria (F55) Arremesso de peso
Nathely de Castro (T47/F47) Salto em distância/Lançamento do dardo
Mathias Reis da Silva (T13) Salto em altura/100m
Esther Forastiero (F44/T44) Arremesso de peso/100m
Kaian da Silva (T38) Salto em distância/100m
Tiago Emanuel dos Santos (T46) Salto em distância/100m
Eduardo Damásio (F38/T38) Lançamento do dardo/1500m
Andrea Aparecida dos Santos (F44) Arremesso do peso/Lançamento de disco
Luiz Henrique de Paula Lica (F57) Arremesso de peso/Lançamento de dardo
Aislan Fernandes (T38) 100m/Salto em distância
Renato Aparecido Galvão (F20) Arremesso de peso/Salto em distância
Geovani Leonildes de Melo (T20) 1500m
Gilmar Fernandes (T38) 1500m
Fabiano Fernandes Ivo (T43) 100m/Salto em distância
Cláudio Silva Melo (F57) Arremesso de peso/Lançamento do dardo
Roni Edson(T20) 400m/Salto em distância
Rogerio Costa Lima (F53) 200m/400m
Marcio Dellafina (F40) Arremesso de peso/Lançamento do disco
*O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro fica na Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP