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Mais de 860 mil veículos devem passar pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto no feriado do Dia do Trabalho

A previsão de tráfego da Ecopistas para o feriado do Dia do Trabalho é de que entre 790 e 865 mil veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, nos dois sentidos, de 28 de abril (sexta-feira) a 1º de maio (segunda-feira).

Considerando somente o movimento esperado para a praça de pedágio de Itaquaquecetuba, no sentido interior da rodovia Ayrton Senna, a expectativa é de que entre 150 e 200 mil veículos deixem a capital.

Na saída dos motoristas para o feriado prolongado, a previsão é de que o fluxo de veículos seja mais intenso das 15h às 19h de sexta-feira (28) e entre 08h e 12h de sábado (29). No retorno a São Paulo, a Ecopistas aguarda maior fluxo de veículos das 15h às 19h de segunda-feira (01).

Recursos disponíveis

Durante o feriado prolongado, a Ecopistas disponibilizará cerca de 230 profissionais e 50 viaturas para atendimento aos usuários, entre elas: quatro ambulâncias de resgate, uma UTI móvel, um caminhão multitarefas, sete rotas de inspeção de tráfego, cinco guinchos leves e dois guinchos pesados. Entre os recursos adicionais que serão disponibilizados no período estão: cinco guinchos tipo plataforma e uma pick-up para atendimento na pista.

A fim de evitar a formação de filas, está prevista a implantação da Operação Papa-fila nas praças de pedágio de Itaquaquecetuba e Guararema, nos horários de pico. Nessa operação, funcionários devidamente uniformizados estarão à disposição dos motoristas para realizar a cobrança antecipada às cabines, nas faixas de rolamento.

Novidade entre os recursos disponíveis

A Ecopistas acaba de incluir em sua frota de veículos de inspeção de tráfego, um carro 100% elétrico. Com capacidade de até 750 quilos e de 3.300 litros, o veículo não emite gases poluentes ao meio ambiente e não contribui com a poluição sonora, pois é 100% silencioso, o que também é considerada uma das suas principais qualidades, já que é utilizado em rodovias com grande fluxo de veículos e, consequentemente, diferentes tipos e volume de sons.

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Outro diferencial desses veículos é a sua autonomia. Por não utilizar combustíveis tradicionais — gasolina, etanol ou diesel — e sim bateria recarregável a 380 Volts, duas horas de carregamento são suficientes para que o veículo percorra cerca de 250 quilômetros pelas rodovias. Para facilitar o processo de abastecimento, foram instalados três carregadores em pontos estratégicos do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

A utilização deste recurso também é uma iniciativa do Grupo Ecorodovias que, em São Paulo, além da Ecopistas, controla a Ecovias, administradora do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), por onde também circula um carro elétrico.

No momento, cada uma das concessionárias conta com um veículo elétrico na operação, mas a previsão é de que, até o fim de maio, mais um desse modelo esteja disponível para uso da Ecopistas e outros dois para uso da Ecovias.

Obras

A Ecopistas realizará serviços de recuperação do pavimento e sinalização horizontal neste fim de semana. As obras fazem parte do cronograma de investimentos no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto e têm o objetivo de garantir boas condições de trafegabilidade, além de conforto e segurança aos usuários.

As intervenções na via serão devidamente sinalizadas e os usuários serão orientados por meio de painéis luminosos.
Vale destacar que essas obras foram programadas de forma a minimizar qualquer impacto à fluidez do tráfego, levando-se em consideração o sentido e o período de menor fluxo de veículos, de acordo com a previsão de movimento na via.

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