Neste sábado e domingo, dias 29 e 30, acontece em São Paulo a etapa regional paulista do Circuito Loterias Caixa, principal competição Paralímpica do país, que reúne disputas de paratletismo e natação paralímpica, e é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
As provas acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e a equipe do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, vai com uma delegação forte, reunindo 17 paratletas nas duas modalidades.
Além de ser uma competição de muito peso na temporada, a etapa regional do Circuito Loterias Caixa é a chance para que eles consigam seus respectivos índices em suas provas, qualificando-se para a etapa nacional do circuito, que acontecerá no início do mês de junho, também em São Paulo.
Atletismo
Nas provas de pista e campo, a promessa é de que o time taubateano brigue por várias medalhas e a meta é qualificar o máximo possível de competidores para a etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Destaque para André Rocha (classe F52), que recentemente bateu o Recorde Mundial do Arremesso de Peso. Além desta prova, ele também vai tentar índice no Lançamento do Disco.
O jovem Kaian da Silva (classe T38) é outra esperança de medalha, e vai competir nos 100m rasos e no Salto em Distância. Na prova de salto, ele já possui índice para a etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa. “Fiquei muito feliz com o índice obtido no Salto em Distância, mas o resultado em si poderia ter sido melhor. Sei que posso render mais e saltar mais longe. Estou muito focado nos treinamentos e vou buscar melhorar essas marcas.”, comentou Kaian.
Nas provas de velocidade, destaque para Rogério Lima (F53), que já tem índice nacional nas provas de 200m e 400m, e também correrá os 800m rasos em busca de uma qualificação para a fase Nacional do Circuito. Ele é um forte concorrente nas provas rápidas para atletas em cadeiras de rodas.
Entre as mulheres, a experiente Aline Abacherli é esperança de medalhas e disputará o Arremesso do Peso e o Lançamento do Disco. “Minha prova mais forte é o Peso, e meu foco nesse fim de semana é fazer o meu melhor e garantir esse índice para a etapa Nacional. Estou treinando muito e estou bem determinada.”, disse a paratleta.
Outros destaques do paratletismo feminino do time do Programa Esporte Para Todos ficam por conta das jovens Esther Forastiero (100m rasos e Arremesso de Peso) e Nathely de Castro (Salto em Distância, 100m rasos e Lançamento do Dardo), que pela primeira vez estão figurando no Circuito Loterias Caixa e buscam seus primeiros resultados expressivos.
Natação
Nas piscinas, a equipe do Programa Esporte Para Todos vai com três paratletas, mas todos com objetivos de vencer suas provas e brigar por índices. A multicampeã Larissa Oliveira é o principal destaque da equipe, e terá pela frente uma maratona de nada menos que 6 provas, sendo que nos 100m costas e nos 100m peito, ela já tem índice nacional garantido.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro fica na Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP
Lista dos Atletas de Taubaté que vão competir:
Atletismo
Danilo da Cruz (F35): Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento do Dardo.
Fabiano Ivo (T43): 100m rasos e Salto em Distância.
Julio Cesar Leite (F56): Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento do Dardo.
Márcio Dellafina (F40): Arremesso de Peso e Lançamento do Disco.
Mathias Silva (T13): Salto em Distância, 100m rasos e Salto em Altura.
Rogério Lima (F53): 200m, 400m e 800m rasos.
Thiago dos Santos (T46): 100m, 200m e Salto em Distância.
Antonio Moura: 100m, 200m e 400m rasos.
Claudemir Aleixo: 1500m
Luiz Henrique Lica (F57): Arremesso de Peso e Lançamento do Dardo.
Jean Carlos Neves (F51): Lançamento do Club e Lançamento do Disco.
Aline Abacherli (F55): Arremesso de Peso e Lançamento do Disco.
Esther Forastiero (F44/T44): Arremesso de Peso e 100m rasos.
Nathely de Castro (T47/F57): Salto em Distância, 100m rasos e Lançamento do Dardo.
Paratletas da Natação
Adilson Presoto (S4): 50m costas, 50m borboleta e 50m livre.
Larissa Oliveira (S6): 100m costas, 100m livre, 50m borboleta, 50m livre, 50m livre 100m peito, 200m medley.
Juliana Cardoso (S6): 50m livre, 50m borboleta
Obs.: As siglas entre parênteses após o nome dos paratletas se refere à classe em que eles estão inseridos, de acordo com seu grau de deficiência.
No Paratletismo, as siglas iniciadas com T, são referentes às provas de pista (em inglês, track); e as siglas com F, são referentes às provas de campo (em inglês, Field), ou seja, saltos e arremessos.
Na natação, todas as classes têm siglas iniciadas com S, em referência à palavra Swimming (natação, em inglês).
Piscina do CTP (Eduardo Saraiva)
Centro de Treinamento Paralímpico (Divulgação)