Teve início na segunda-feira (8) as aulas do Cursinho Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula inaugural foi na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá.
A parceria entre o IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba), Secretaria de Educação e a Escola Estadual Colônia dos Pescadores possibilitou o aumento do número de vagas em mais de 130%. Ano passado foram oferecidas 30 vagas e 2017 são 70 vagas.
O cursinho é gratuito e direcionado a jovens e adultos de baixa renda provenientes de instituições públicas, respeitada a reserva de vagas para alunos afrodescendentes, conforme a Lei 12.711/2012.
A diretora do IFSP, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, deu boas-vindas aos estudantes e ressaltou que ao garantirem a vaga, cada um terá a oportunidade de ingressar em um curso superior, desde que sejam dedicados e responsáveis.
O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, também destacou que mesmo as pessoas que estudam e trabalham, devem se empenhar no planejamento e foco para alcançarem uma vaga na faculdade.
O operador de cartão, Lincoln Cruz, 19 anos, vai enfrentar o cursinho pela primeira vez, assim como a estudante, Rhaíssa Moreira, 16 anos, e o fiscal de obras, Alexandro Gonçalves, 40 anos. Cada qual quer seguir áreas distintas: Psicologia, Designer de Modas e Engenharia, respectivamente. Todos afirmaram estar empolgados e determinados a alcançar o mesmo objetivo: passar no vestibular e ter, no futuro, uma carreira.
O corpo docente do Cursinho Popular é provido pelo Instituto Federal e as aulas vão até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35, na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, no Indaiá.
Serão oferecidas as disciplinas que compõem o currículo da Base Nacional Comum, bem como atividades diversificadas, cujo objetivo é oferecer questões envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura e artes. Todas são trabalhadas em formato de oficinas, ciclo de debates, discussão de filmes e documentários.