As escolas da rede municipal de ensino de São José dos Campos começaram a participar, nesta terça-feira (16), do Projeto Douradinho – um programa cultural de educação ambiental que vai percorrer 19 cidades do Vale do Paraíba, ao longo do ano, com a apresentação do livro Amiga Lata, Amigo Peixe, que trata do cuidado com os rios e provoca discussões sobre o meio ambiente.
Em São José, 3.168 livros foram entregues nas escolas para que os alunos do quinto ano possam participar do projeto. Esses livros também serão utilizados em sala de aula com as demais turmas. O projeto é mantido pelo Instituto Pelo Bem do Planeta.
As ações do projeto são divididas em duas fases: a primeira é a leitura do livro e a inscrição das escolas. Na segunda etapa, os alunos serão divididos em equipes para participar de uma gincana, em que terão que cumprir cinco missões que envolvem atividades relacionadas à reciclagem de lixo, economia de água, plantio de árvores, poluição e, por fim, o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com colegas da escola e a comunidade.
Ao cumprir cada missão, as atividades deverão ser publicadas no site do projeto e, ao final de cada uma, a escola receberá um certificado de conclusão.
“Além do Vale do Paraíba, percorreremos outras 20 cidades no Brasil para, de maneira lúdica, tornar as crianças grandes educadoras sobre o meio ambiente. Muitas vezes, os pais podem ter cuidados mínimos em casa, como separar o lixo reciclável, por exemplo, e a criança acaba incentivando os adultos quando aprende na escola”, destacou Thiago Cascabulho, autor do livro Amiga Lata, Amigo Peixe e vice-presidente do Instituto Pelo Bem do Planeta.
A aluna Mariana Melo da Silva, 10 anos, está ansiosa para começar a cumprir as missões. “Aprendi no livro que precisamos cuidar dos rios para que a água não acabe, pois sem ela não podemos viver. Cada um de nós pode fazer algo para proteger o meio ambiente no dia a dia, como não jogar lixo nos rios ou nas ruas e plantar mais árvores”, enfatizou a estudante.