No último sábado, dia 20, representantes do Instituto Epý, da Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC e do Instituto Vale Paraibano, se reuniram com representantes da Prefeitura de Cruzeiro, no Museu Major Novaes, para tratar da organização de um importante evento para comemorar os 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Durante o encontro foi discutido a criação de grupos de trabalho responsáveis pelo fardamento, armas, utensílios, efeitos sonoros e fumaça, alimentação, preparação de scripts a serem seguidos pelos participantes da recriação, os roteiros informativos para o público, o museu temporário, fotografia, filmagens, acesso e recepção do público, dentre outras atribuições.
A Recriação Histórica visa reproduzir uniformes, armas e utensílios, além da preparação de alimentos semelhantes aos que eram consumidos à época. A ideia é vivenciar o passado e sentir na pele o que os nossos ancestrais passaram.
A recriação de 32 horas de duração, nos dias 15 e 16 de julho de 2017 (sábado e domingo), será para experimentar e conhecer a dura luta nas trincheiras durante a Revolução Constitucionalista de 1932, as dificuldades de abastecimento nas montanhas, e, principalmente a heroica defesa do túnel da Mantiqueira, onde, por longos três meses, poucos homens lutaram contra o enorme exército federal, sob o brado de “Pelo túnel, não passarão!”.
Neste evento, o público também poderá sentir a emoção de recriar esse ambiente histórico, com espaços reservados para observação e circulação no “campo de batalha”.